Vale (VALE3) sugere aumento na remuneração dos administradores

A Vale (VALE3) propôs a seus acionistas um aumento de 75% na remuneração dos administradores da empresa. Segundo a empresa, o total a ser pago em 2020 é de R$ 201,67 milhões. O valor já prevê bônus para a contratação de novos executivos e aumento de encargos.

Segundo a Vale, o montante inclui pagamentos ao Conselho de Administração, à diretoria estatuária, ao conselho fiscal e aos comitês. A mineradora informa que a alteração refere-se à retomada da remuneração variável aos seus executivos. Esses pagamentos foram suspensos no início do ano passado após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

“Dessa forma, o valor da remuneração proposta para 2020 inclui as parcelas suspensas e não pagas em 2019, com exceção de parcelas de remuneração variável de executivos que tinham sido afastados dos seus respectivos cargos em função das investigações em curso”, informou a Vale, em comunicado ao mercado na noite da última sexta-feira (13).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A variação nos salários em 2020 também é justificada pela companhia por um reajuste nos honorários de membros do Conselho de Administração e de comitês. A Vale informou que tal medida foi recomendada por uma consultoria internacional, e pelo aumento do número médio de membros previstos tanto para a diretoria executiva quanto para os comitês.

No ano passado, a Vale pagou R$ 113 milhões aos seus administradores, montante aproximadamente 2% menor do que o aprovado pelos acionistas. Essa diferença, segundo a companhia, ocorreu devido à postergação da instalação do comitê de auditoria.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

Além disso, de acordo com a mineradora, também influenciou o fato da remuneração paga aos membros de comitês independentes ter ficado abaixo do previsto.

A Vale informa que as assembleias geral ordinária (AGO) e extraordinária (AGE) foram marcadas para o dia 30 de abril, e irão deliberar sobre a remuneração de seu quadro diretivo e outros temas.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião