Vale (VALE3) supende operação da VNC em meio a protestos

A Vale (VALE3) enfrentou ontem um protesto de ativistas na Vale Nouvelle-Calédonie (VNC) que provocou a interrupção das operações. De acordo com a mineradora, o protesto na Nova Caledônia foi realizado por ativitas pró-independência, e ocorreu na unidade e em suas proximidades.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a Vale, as operações na VNC foram evacuadas de forma segura, após uma noite de protestos.

“A planta está sob proteção dos Gendarmes (forças militares) e as operações foram interrompidas até que prevaleçam condições seguras de trabalho e para a comunidade. Graças ao comprometimento excepcional de nossos empregados e dos Gendarmes, não houve feridos, danos ambientais ou acidentes industriais. As operações estão sendo suspensas de maneira segura e controlada”, declarou a Vale.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Vale assinou acordo para venda no último dia 8

Nesta semana, a empresa sinalizou que as negociações para vender a participação na VNC estavam avançando. Em 8 de dezembro, a Vale assinou acordo vinculante de opção de venda de sua participação na VNC. Segundo a Vale, o acordo é apoiado pelo governo da Nova Caledônia e pelo Estado Francês e foi aprovado pelo conselho de trabalhadores da VNC.

Em novembro, a Vale anunciou um período de exclusividade para negociações com um consórcio composto pela Prony Resources, liderada pela atual administração e funcionários da VNC e apoiada pelas autoridades caledonianas e francesas, com a Trafigura como acionista minoritária.

Segundo a empresa, a nova estrutura leva em consideração os objetivos de responsabilidade social e ambiental, especialmente o lançamento do projeto de empilhamento a seco chamado Lucy.

“A Vale reafirma seu comprometimento com a segurança e proteção dos empregados da VNC e da comunidade, apoiando incondicionalmente os esforços que buscam uma solução pacífica e repudiando os atos de violência”, acrescentou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Mineradora prevê vender participação no primeiro trimestre de 2021

Esta não é a primeira vez que a Vale tenta vender a empresa. m setembro, a mineradora entou vender a participação para a New Century Resources Limited (NCZ), mineradora australiana, mas a operação não foi adiante. A VNC é produtora de níquel.

Da mesma forma, a companhia e os trabalhadores locais tiveram outros embates ao longo do histórico da Vale na Nova Caledônia.

De acordo com comunicado divulgado pela Vale nesta semana, venda da participação na VNC deve ser concluída primeiro trimestre de 2021. Uma reserva de US$ 500 milhões será refletida nas demonstrações financeiras consolidadas da Vale.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião