Vale (VALE3): Decisão sobre novo presidente segue em aberto e Bartolomeu pode ser reconduzido, diz jornal

A novela em relação ao novo presidente da Vale (VALE3) segue sem um desfecho. O conselho de administração da companhia se reuniu na sexta-feira (02) para tratar do tema, mas, segundo o jornal Valor Econômico, não chegou a um veredito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A expectativa é a de que o conselho da Vale volte a se reunir nos próximos dias. O atual presidente da mineradora, Eduardo Bartolomeu, segue no páreo para ser reconduzido ao cargo, segundo a publicação. Mas uma fonte que falou com a reportagem afirmou que “muita água ainda vai rolar”.

Ainda de acordo com o Valor, o conselho de administração da Vale, que é formado por 13 integrantes, está decidido sobre qual caminho tomar. As informações que chegam a respeito do processo de sucessão da empresa são difusas, o que indica uma falta de alinhamento de opiniões entre o colegiado.

Segundo o jornal, foi recomendada a abertura de um processo competivo para realizar a escolha do novo CEO da Vale. Assim, uma empesa especializada em recrutamento selecionaria três candidatos para disputar a vaga, sendo que um deles seria o próprio Eduardo Bartolomeu, que ocupa o cargo atualmente.

Além do atual presidente da Vale, outro potencial candidato seria Luís Henrique Guimarães, integrante do conselhoe da administração da mineradora e executivo de confiança de Rubens Ometto, empresário dono da Cosan (CSAN3).

O terceiro nome, porém, seria uma incógnita. Assim, é possível que surja um candidato de fora da empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No entanto, segundo a apuração do Valor, não há consenso em relação à abertura desse processo competitivo, uma vez que parte do colegiado estaria disposto a formalizar uma proposta de recondução direta para Bartolomeu. Nesse caso, o atual CEO da mineradora receberia indicações de melhoria para a sua gestão, como a necessidade de aprimoramento na relação institucional com o governo federal.

As condições para que Bartolomeu seja conduzido ao cargo seriam definidas entre sábado e domingo e apresentadas ao executivo na próxima semana. Caso ele concorde, o conselho faria uma nova reunião extraordinária a fim de votar a renovação.

A maioria do colegiado da Vale estaria a favor de Eduardo Bartolomeu, segundo o Valor. No entanto, o tema é sensível e envolve interesses empresariais e governamentais, a exemplo da tentativa de Lula em emplacar o nome de Guido Mantega na empresa. Com isso, o processo de sucessão na presidência da Vale segue em aberto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano Silva

Compartilhe sua opinião