Vale: Deslocamento do talude da mina de Gongo Soco é de 51 cm/dia

O talude norte da mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, registrou um deslocamento de 51,8 centímetros por dia neste domingo (23), segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

No último domingo (16), a movimentação do talude da mina da Vale bateu o recorde de movimentação se deslocando 56 centímetros por dia. A estrutura começou a se movimentar em 2012, mas a velocidade de deslocamento era de 10 centímetros por ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Em maio deste ano, um bloco de 600 m², se desprendeu da estrutura e foi para o fundo da cava gerando grande tensão e deixando a região em alerta máximo sobre um possível rompimento. No entanto, a movimentação do pedaço não afetou a estrutura a mina da Vale.

A estrutura segue deslizando para a cava da mina mantendo a cidade de Barão de Cocais em alerta. O temor é de que rompimento do talude norte gere um efeito cascata, criando uma sobrecarga na barragem Sul Superior levando-a ao rompimento também.

Saiba mais: Vale diz que operações em Brucutu (MG) foram integralmente retomadas

Possível rompimento

No último mês, a Defesa Civil de Minas Gerais havia informado que com a movimentação do talude o rompimento iria acontecer entre 19 e 25 de maio. No entanto, com o erro da estimativa a região segue em alerta há mais de um mês.

A mina de Gogo Soco está sem operar desde 2016. Além disso, a barragem Sul Superior é uma das dez que a Vale pretende eliminar.

A estrutura da mina é do tipo alteamento montante, considerado ultrapassado e menos seguro que os novos métodos de contenção. Esse é o mesmo método das barragens de Mariana e Brumadinho, que foram rompidas e novembro de 2015 e janeiro de 2019, respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No último domingo, a Vale afirmou que até o momento o deslizamento gradual da estrutura da mina “corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências”.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião