Vacinas: Ministério da Saúde corta em 30% previsão de entrega de doses em maio

Em entrevista coletiva realizada no último sábado (24), o Ministério da Saúde informou que a previsão de recebimento de doses de vacinas em maio é de 32,4 milhões. A atual estimativa, contudo, é 29,05% menor em relação à divulgada no dia 19 de março, que falava em 46,9 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O secretário-executivo do ministério, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, afirmou que o corte é fruto do não recebimento de insumos para produção das vacinas, atraso nas entregas de doses prontas, questões operacionais e de logística e aprovações necessárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Ministério da Saúde tem reajustado suas previsões de forma recorrente. No início do ano, a equipe agora liderada pelo cardiologista Marcelo Queiroga apresentou uma estimativa a governadores que previa a entrega de 68 milhões de doses até março, o que acabou não se concretizando.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Até o mês passado, foram garantidas 26 milhões de doses, um montante 32% menor do que o previsto, de acordo com informações da pasta.

Até o fim do primeiro semestre, agora o ministério espera o recebimento total de 159 milhões de doses, número 23% menor do que o inicialmente revelado. Até o fim do ano, o governo fala em atingir 562,91 milhões de doses, de diferentes fornecedores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Mesmo assim, no último sábado o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para dizer que o Brasil “segue se superando” na vacinação contra o vírus, ao se aproximar de 2 milhões de doses aplicadas por dia.

1,7 milhão de vacinas aplicadas em um dia

Na entrevista concedida à imprensa ontem, Queiroga revelou que na última semana o Brasil atingiu a marca de 1,7 milhão de vacinas aplicadas em apenas um dia, novo recorde.

“Nossa campanha de vacinação tem avançado, e as doses que estavam previstas naquele calendário oficial, em função do tratado com as indústrias, naturalmente nem sempre o que é tratado é entregue”, afirmou o médico. Ele disse que a pasta pretende atulizar as previsões de recebimento semanalmente.

Segundo o consórcio de veículos da imprensa que acompanha as notificações de novos casos da doença e volume de aplicação de vacinas no País, a marca foi registrada na última sexta-feira (23), com a aplicação de 820,1 mil primeiras doses e 923,9 mil segundas doses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião