Unipar (UNIP6): controladora aposta em expansão e M&A nas Américas e na Europa

A Vila Velha, controladora da Unipar (UNIP6), se concentrará em oportunidades de crescimento com compras de ativos no Brasil e no exterior. O presidente do conselho de administração da química, Frank Geyer Abubakir, disse ao Valor Econômico que alvos na América e na Europa estão entre as opções a serem avaliadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A Vila Velha encerrou procedimentos relativos à análise de uma potencial de fusão e aquisição (M&A) envolvendo a Unipar, segundo fato relevante. A controladora disse que orientará a condução dos negócios da empresa para o crescimento e consolidação de mercado, tanto organicamente como por meio de aquisições que se mostrem oportunas.

De acordo com informações do Valor Econômico, o processo competitivo foi aberto em junho, após investidores terem manifestado interesse em adquirir a Unipar ou se fundir à companhia. Frank Geyer Abubakir revelou ter ouvido “boas propostas”, mas não se chegou ao valuation, tampouco um modelo de gestão que satisfizesse as partes.

O executivo explicou ao jornal que propostas previam um modelo de gestão compartilhada, que, na visão do empresário, não é saudável, dados os impactos negativos na eficiência e na sobrevivência do negócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“Levei mais de uma década para estruturar uma sucessão que não foi bem feita”, declarou Frank Geyer Abubakir. “Quando se cria um sistema sem convergência de interesses, abre-se espaço para política dentro do conselho e na própria administração.”

Unipar busca diversificação no Ocidente

Terminados os procedimentos, o presidente do conselho de administração da companhia afirmou que um dos focos é a diversificação geográfica, com expansão no Ocidente.

No fim do mês passado, o Valor Econômico reportou que a Unipar manifestou à Novonor (ex-Odebrecht) interesse em adquirir ativos da Braskem (BRKM5) no Polo Petroquímico do ABC. Essa seria uma estratégia da Unipar para conseguir acesso a eteno — hidrocarboneto que serve como matéria prima para a produção do PVC.

O movimento faz parte do processo de desinvestimento da Novonor na Braskem.

Cotação de UNIP6 nesta quarta (15)

Por volta de 14h50, a ação preferencial de classe B da Unipar (UNIP6) operava em alta de 0,19%, cotada a R$ 92,88.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião