Tropas da Rússia invadem a 2ª maior cidade da Ucrânia; Kiev resiste

As tropas russas atacaram a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, neste domingo (27).O quarto dia de guerra entre a Rússia e Ucrânia teve inicio com explosões e avanço em outras regiões importantes. A capital ainda resiste e as tropas não conseguiram ocupar Kiev.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“Nossos militares, as forças para assegurar o cumprimento da lei e as pessoas da defesa territorial continuam a detectar e neutralizar sabotadores”, afirmou o prefeito da capital da Ucrânia, Vitaly Klitschko.

Um prédio residencial de nove andares, localizado em Kharkiv, foi atingido por um míssil russo e deixou uma mulher morta e 20 pessoas precisaram ser evacuadas. O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, disse que as tropas da Rússia estão “matando civis” de propósito e atacando cidades que nunca tiveram “nenhum tipo de estrutura militar”.

“Eles mentiram sobre o fato de que não atacariam os civis. Desde as primeiras horas da invasão das tropas russas, eles estão atacando as infraestruturas civis. Deliberadamente escolheram táticas para atingir pessoas e tudo aquilo que torna a vida normal: eletricidades, hospitais, jardins de infâncias, casas, entre outros. Isso poderia ter sido pior se não fossem nossas forças militares”, disse Zelensky.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Kharkiv fica cerca cerca de 480 quilômetros da capital e, segundo o jornal britânico The Guardian, que citou o conselheiro do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia, a batalha na cidade é “dura”. O governo pediu à população local que busque abrigo e não saia de caso.

“Houve um avanço do inimigo russo na cidade de Kharkiv, incluindo a região central. Cuidado! Não saia dos abrigos! As Forças Armadas da Ucrânia estão eliminando o inimigo Pedimos aos civis que não saiam às ruas”, escreveu Oleg Synegubov, chefe da administração regional de Kharviv, em seu Twitter.

Além disso, o Ministério da Defesa da Rússia, disse que as cidades de Kherson e Berdyansk, no sul da Ucrânia, também foram alcançadas.

O ex-embaixador da Ucrânia, na Áustria, Olexander Scherba, publicou um vídeo em seu Twitter mostrando o ataque russo às cidades ucranianas

“Publicado agora há pouco. Kharviv. Fascistas russos entram na cidade. Eles param de repente e começam a atirar e bombardear uma casa próxima. Eles parecem os nazistas dos antigos filmes soviéticos e agem como eles.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Rússia quer negociar com Ucrânia em Belarus, país defende local neutro

De acordo a agência de notícias da Rússia, Interfax, uma delegação de representantes do governo russo chegou à Belarus hoje para negociar com ucranianos.

No entanto, Zelensky indicou que a Belarus não é neutra e, portanto, não é o lugar ideal para as negociações. O presidente da Ucrânia disse ainda que, só seria possível conversar em Gomel, cidade de Belarus, se os ataques da Rússia não tivessem partido de território bielorusso.

Os ucranianos estão abertos a conversas, desde que elas aconteçam em um país que não tenha participado das agressões à Ucrânia, disse o presidente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião