Suécia pede para população estender home office até 2021

A Suécia, que adotou uma estratégia menos rigorosa de enfrentamento à covid-19, pediu nesta quinta-feira (30) para que a sua população permaneça em regime de home office pelo menos até o final deste ano.

O país nórdico pede a extensão do trabalho até o dia de Ano Novo e o começo de 2021, no momento em que a Suécia registra mais de 80 mil casos do novo coronavírus e cerca de 5,7 mil óbitos, segundo dados atualizados diariamente pela Universidade Johns Hopkins. Os números apontam para um dos níveis mais altos de contágio per capita na Europa.

Dessa forma, a medida do país visa principalmente reduzir as aglomerações nos transportes e em espaços públicos. Com isso, o governo sueca espera facilitar as atividades realizados pelos trabalhadores considerados essenciais.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

As autoridades públicas da Suécia observaram, recentemente, uma diminuição do número de casos da doença, principalmente aqueles mais graves, que exigem cuidados intensivos.

Apesar disso, a agência de saúde pública do país ressaltou que “os contatos aumentarem de novo, há um risco considerável de maior propagação [do coronavírus] durante o outono [no Hemisfério Norte]”.

“Sempre tentamos estabelecer medidas sustentáveis e demonstrar resistência no trabalho a longo prazo que teremos que fazer para combater esta pandemia”, afirmou o epidemiologista-chefe, Anders Tegnell, durante coletiva de imprensa.

Suécia estende home office após adotar estratégia menos rigorosa

A medida do país nórdico ocorre na contramão de seus vizinhos europeus, que vem tomando medidas de flexibilização do isolamento social. A Suécia, no entanto, ao contrário dos outros países, nunca determinou o confinamento à sua população e gerou o polêmicas sobre a sua estratégia de combate à covid-19.

O governo sueco manteve escolas ara menos de 16 anos abertas, bem como cafés, bares e restaurantes. Ao mesmo tempo, o uso de máscaras é demandado apenas para os profissionais de saúde.

Saiba mais: Google estende home office de colaboradores até julho de 2021

A agência de saúde público defendeu essa abordagem e rejeitou as medidas, como home office, tomadas por outros países adotadas de períodos relativamente curtos. A Suécia, que possui uma população com um nível alto de renda per capita e uma sistema de saúde de qualidade, entende que sua estratégia é adequada a longa prazo, ao contrário dos demais modelos ineficazes com relação aos efeitos que têm na sociedade.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião