Campos Neto pode ser mais firme sobre juros do que o mercado imagina, diz Stuhlberger

Em evento anual da Verde em São Paulo na terça-feira (7), Luis Stuhlberger, executivo-chefe e de investimentos da Verde Asset, afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pode ser mais duro do que se imagina, em referência à manutenção dos juros em níveis mais altos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

“O mercado já colocou isso no preço. O próprio presidente [do BC] reduziu o ‘forward guidance‘ de 50 para 25 [pontos-base], mas vamos ver a mensagem no ‘pós-25’, o que virá depois. Olhando o histórico do Roberto Campos e como ele trata isso, imagino que ele possa ser mais ‘hawk’ do que se imagina. Mas isso não tem como saber”, afirmou Stuhlberger.

Considerado um dos eventos mais aguardados da agenda da semana no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), começou ontem (7) e vai confirmar nesta quarta (8) mais um corte da taxa de juros, a Selic. Atualmente, ela está em 10,75% ao ano.

Na última reunião de março, o Copom anunciou o sexto corte seguido da taxa Selic. A taxa caiu para 10,75%, na segunda reunião do ano. A decisão era majoritariamente esperada pelo mercado e foi unânime.

Nesta reunião, os membros do Copom reduziram o período do forward guidance, retirando a sinalização de novos cortes do mesmo tamanho no plural. Com a mudança, o colegiado passou a mirar apenas o encontro atual, com o BC indicando um corte da mesma magnitude.

Ao justificar a mudança, o colegiado alegou o aumento das incertezas domésticas e, principalmente, do exterior. Desde então, o quadro vem se mostrando ainda mais extremo e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, passou a adotar um discurso avaliado como mais hawkish em suas participações públicas. Mais recentemente, houve a percepção de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), pode demorar mais tempo do que o esperado para reduzir suas taxas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião