Stone (STOC31) confirma entrada em pagamentos pelo WhatsApp

A credenciadora Stone (STOC31) confirmou a entrada no sistema de pagamentos de pessoas para empresas por meio do WhatsApp, colocado no ar pela plataforma da Meta (M1TA34), dona do Facebook, em abril deste ano.

A informação sobre a entrada da Stone no Whatsapp foi antecipada pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) em maio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A companhia não é a única a operar no sistema de pagamento pelo Whatsapp: Cielo (CIEL3), Rede e Mercado Pago também fazem parte da operação de pagamentos para empresas. Nas transferências entre pessoas, iniciadas em 2021, apenas a Cielo processa transações.

“Como principal parceiro do empreendedor brasileiro, vamos oferecer toda a infraestrutura de pagamentos para os clientes que já realizam vendas via WhatsApp“, diz em nota João Misko, sócio diretor da Stone. “Mas consideramos importante a aderência de todos os tipos de negócios, pois a presença no aplicativo de mensagens mais utilizado no País pode aproximá-los de seus clientes e aumentar as chances de venda da Stone.”

Como mostrou o Broadcast em abril, as credenciadoras veem no WhatsApp um importante canal para chegar a pequenas e médias empresas e também a empreendedores de menor porte, que são rentáveis, mas caros de atender com maquininhas físicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

WhatsApp lança serviço inédito no Brasil de pagamento a lojistas pelo app; entenda

Em abril, o WhatsApp lançou uma nova opção de pagamento para lojistas (P2M). O novo recurso permitirá que as pequenas empresas recebam pagamentos de seus clientes pelo aplicativo, expandindo o serviço de transferência de dinheiro entre pessoas físicas.

No último mês de março, o Banco Central (BC) autorizou as compras via WhatsApp, após um processo que durou anos e passou por uma suspensão em 2020. A implementação do novo serviço será feita de forma escalonada e deve ser concluída em três meses.

A expectativa é de que a popularidade do aplicativo entre os pequenos negócios impulsione a nova solução, bem como as operações entre pessoas físicas (P2P), que nunca decolaram diante da concorrência do Pix.

P2M do WhatsApp: como vai funcionar?

Para os consumidores, será possível efetuar pagamentos por cartão de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard, emitidos por instituições financeiras como Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Caixa, Inter, Mercado Pago, Nubank (NUBR33), Santander (SANB11), Sicoob e Sicredi. O Itaú (ITUB4) deve iniciar em breve.

Já o pagamento a lojistas pelo WhatsApp será realizado com a participação de três credenciadoras: Cielo (CIEL3), Rede e Mercado Pago. Outras empresas, como Fiserv e Getnet, estão realizando testes para também ingressar no serviço do aplicativo de mensagens.

Segundo a Meta, os pagamentos P2M terão como principal objetivo a melhoria da experiência do usuário, reduzindo as taxas de abandono na hora do pagamento. Atualmente, os clientes podem encontrar o negócio, pedir informações e fechar a compra pelo aplicativo, mas não efetuar o pagamento.

Com a nova opção do WhatsApp, espera-se que as empresas recebam pagamentos de forma mais fácil e ágil, aumentando as vendas e a satisfação do cliente.

Cotação da Stone

Os BDRs da Stone negociados na B3 fecharam em queda de 2,96%, cotados a R$ 63,56.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião