Ícone do site Suno Notícias

Com menor liquidez em função de feriado, S&P 500 futuro recua

O S&P 500 opera em alta após a abertura do mercado na manhã desta quarta, dando o pontapé inicial em setembro com viés positivo.

S&P 500. Foto: Pixabay.

O S&P 500 opera em queda no mercado futuro na manhã desta segunda-feira (5). Em dia de menor liquidez, os mercados à vista não serão abertos, em função do feriado observado no último domingo (4), da Independência norte-americana.

Por volta das 7h29, o S&P 500 caía 0,08%, para 4.339,12 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,11%, a 14.698,25 pontos. A estabilidade dos mercados deve ser mantida até a abertura do pregão amanhã, após a primeira semana de julho positiva.

A alta foi de mais de 1,5% do maior índice acionário estadunidense, com destaque para as ações de empresas de crescimento e tecnologia. Os investidores têm se mostrado mais confortáveis frente à visão do Federal Reserve (Fed) de que a inflação é transitória, mesmo com a forte geração de empregos.

Na Ásia e Pacífico, os mercados fecharam majoritariamente em alta nesta segunda, apesar de dados fracos da atividade econômica da China.

A procura por risco se manteve nos mercados chineses mesmo após pesquisa mostrar que o índice gerente de compras (PMI) do setor de serviços do país diminuiu para 50,3 em junho, tocando o menor nível em 14 meses e ficando bem próximo da marca de 50, que indica estagnação.

O recuo do setor vem em meio a um aumento de casos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o que impactou a demanda por viagens.

“O destaque desta manhã fica por conta de dados econômicos positivos na Europa, sobretudo na Inglaterra e Alemanha”, comenta o economista Roberto Padovani, do banco BV. “Isso gera um viés positivo para as bolsas da região, que operam no azul mas próximas a estabilidade.”

Investidores asiáticos e europeus também acompanham discussões da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, que desde a semana passada estão num impasse sobre seus planos de oferta para este e o próximo ano.

Tem sido travada uma disputa entre Arábia Saudita, principal produtor do cartel, e os Emirados Árabes Unidos. A expectativa é que a Opep flexibilize a oferta da commodity.

As conversas vão ser retomadas hoje, enquanto o barril de petróleo tipo Brent ainda permanece acima da marca de US$ 75.

S&P 500 e as bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 7h39:

Os mercados internacionais abriram julho de forma positiva, ignorando as preocupações com novas variantes do coronavírus. O S&P 500 e as bolsas mundias, entretanto, ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a recuperação econômica no pós-pandemia.

Sair da versão mobile