S&P 500 prega cautela antes da decisão de política monetária do Fed

O S&P 500 opera no vermelho na manhã desta quarta-feira (17). O desempenho levemente negativo leva em conta o dia de declarações sobre política monetária do Federal Reserve (Fed). A autarquia irá apresentar suas perspectivas sobre o futuro da economia norte-americana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Por volta das 8h, o S&P 500 caía 0,14%, a 3.947,12 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,49%, a 13.076,75 pontos. É amplamente esperado que a autoridade monetária estadunidense mantenha a taxa de juros referencial do país no atual patamar, entre 0% e 0,2%.

No entanto, os investidores aguardam novas pistas sobre o desenrolar da pressão inflacionária observada nos últimos meses. A sólida recuperação do mercado de trabalho, junto ao novo pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão do presidente Joe Biden, acentuam essa preocupação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O rendimento das Treasuries, títulos do Tesouro dos Estados Unidos, volta a subir nesta manhã. Os papéis de 10 anos operam a 1,653%, contra 1,621% da última terça. Há seis meses, esse mesmo título era negociado a 0,689% — desde então houve uma alta de 136,67%.

Essas informações e o “cabo de guerra” entre os mercados e o Fed fizeram com que os investidores passassem a rotacionar suas carteiras. Nas últimas semanas, foi observado um movimento de reformulação de portfólios, com a mudança das apostas de growth para value, setores prejudicados pela pandemia e economicamente mais sensíveis.

O resultado das reuniões realizadas entre ontem e hoje será apresentado ao mercado às 15h (horário de Brasília). O BC norte-americano também deve reafirmar seu compromisso com as compras de títulos, a mesma que impulsionou os mercados nos últimos anos.

Embora o presidente do Fed, Jerome Powell, tenha garantido a manutenção de um apoio agressivo à economia dos Estados Unidos, as previsões econômicas trimestrais do BC mostrarão o quanto o colegiado da autarquia compartilha desse posicionamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

S&P 500 e as bolsas mundias

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h20:

As bolsas mundiais adotam certa cautela em março — de olho no rendimento das Treasuries e na pressão inflacionária. O S&P 500 e os mercados norte-americanos observam o desdobramento do novo pacote de estímulos do presidente Biden.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião