S&P 500 sobe e caminha para encerrar 6º trimestre consecutivo em alta

O S&P 500 opera em alta no mercado futuro na manhã desta quinta-feira (30). O maior índice acionário norte-americano caminha para encerrar o sexto trimestre consecutivo em alta. O último período negativo ocorreu na chegada da pandemia aos mercados, em março de 2020. Desde então, apenas ganhos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 8h55, o S&P 500 futuro subia 0,37%, para 4.375,60 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,47%, para 14.821,70 pontos. O índice DXY, que mostra a variação do dólar frente a uma cesta de moedas, sobe 0,11% e atinge 94,46 pontos.

De julho para cá, entretanto, não foi positivo para as empresas de tecnologia. O índice Nasdaq-100 caiu 5,3% em setembro no mercado à vista.

Neste trimestre os investidores passaram por preocupações com o aumento de casos da Covid-19 pela força da variante Delta, junto às pressões inflacionárias que podem aumentar as taxas de juros.

Agora, os investidores ficam de olho no impasse entre democratas e republicanos acerca do Orçamento público norte-americano.

Na segunda, senadores republicanos travaram um projeto de lei que contemplava alguns recursos considerados essenciais para que os serviços federais não entrem em shutdown, ou seja, pare de funcionar. O argumento é de que os Estados Unidos precisam ter responsabilidade fiscal.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que o governo ficará sem caixa se o teto da dívida não for rompido.

Através de uma carta aos congressistas, Yellen afirmou que o Tesouro ficará sem dinheiro suficiente para manter suas medidas fiscais extraordinárias em 18 de outubro, caso deputados e senadores não aprovem a suspensão do teto da dívida até lá. É esperado que sejam feitas novas negociações nesta quinta.

“Enquanto as muitas incertezas relacionadas à questões ficais nos Estados Unidos não são solucionadas o mercado fica com dificuldade de ter um desempenho melhor”, diz Carlos Lopes, economista do BV. “Os PMIs na China vieram levemente acima do esperado, mas a tendência é de desaceleração.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

S&P 500 e as Bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h10:

Os mercados internacionais devem encerrar setembro ainda em alta volatilidade, com os temores que rondam o âmbito econômico. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião