S&P 500 futuro é pressionado por big techs com resultados abaixo do esperado

O S&P 500 futuro opera em baixa na manhã desta sexta-feira (29), após uma enxurrada de resultados corporativos relevantes. As preocupações levantadas nos balanços das big techs pressionam os investidores, que avaliam os impactos conjunturais econômicos nos próximos meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Por volta das 8h55, o S&P 500 futuro caía 0,46%, para 4.575,50 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,80%, para 15.651,60 pontos. O VIX, índice do medo, subia 3,11%. Já o índice DXY, que mede a força do dólar frente a uma cesta de moedas, sobe 0,23%.

Após o encerramento das negociações na véspera, Apple (AAPL34) e Amazon (AMZN34) divulgaram seus números do terceiro trimestre ao mercado. As duas das maiores companhias do mundo levantaram preocupações, que abalaram a confiança dos investidores.

 A Apple relatou que as interrupções na cadeia de suprimentos, desequilibrando a oferta e demanda no mercado, estão atrapalhando a fabricação de iPhones (o carro chefe da empresa) e demais produtos.

Do outro lado, as vendas da Amazon cresceram, mas abaixo do esperado, no terceiro trimestre. A companhia sinalizou que um mercado de trabalho escasso e os problemas na cadeia de suprimentos certamente impactarão os números do período entre outubro e dezembro.

Na pré-abertura, as ações da Apple recuam 3,65% nos Estados Unidos, ao passo que os papéis da varejista fundada por Jeff Bezos tombam 4,25% antes da abertura do mercado à vista.

Num contexto amplo, a temporada de balanços trimestrais tem impulsionado a recuperação dos índices neste mês. Segundo a FactSet, até a manhã desta sexta, 82% das integrantes do S&P que divulgaram seus lucros, o fizeram acim das expectativas.

No âmbito econômico, dados de consumo nos Estados Unidos serão divulgados nesta manhã e devem mostrar um crescimento em setembro, resultado de preços mais altos e demanda fortalecida. Ainda, mais tarde, serão divulgados os índices de inflação ao consumidor individual nos Estados Unidos.

Ontem, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que o mercado estava errado ao esperar que a autoridade monetária europeia aumentasse as taxas de juros no próximo ano em resposta ao aumento da inflação.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 2,2% entre julho e setembro deste ano, segundo dados divulgados nesta sexta pelo Eurostat. O resultado equivale a uma leve aceleração da economia frente ao segundo trimestre, quando a alta foi de 2,1%.

“O viés nesta manhã é negativo. Além dos resultados de empresas de tecnologia, o PIB de alguns países europeus decepcionou, ainda que a economia na zona do euro tenha tido bom avanço”, comenta Roberto Padovani, economista-chefe do BV.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

S&P 500 e Bolsas internacionais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h15:

  • S&P 500 futuro: -0,46%
  • Nasdaq futuro: -0,80%
  • DAX 30 (Alemanha): -0,63%
  • FTSE 100 (Inglaterra): -0,34%
  • Euro Stoxx 50: -0,44%
  • SSE Composite (Xangai): +0,82% (fechada)
  • Nikkei 225 (Japão): +0,25% (fechada)

Os mercados mundiais caminham para encerrar outubro de forma positiva, levados pelos balanços corporativos surpreendentes. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a retirada de estímulos mundo afora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião