S&P 500 futuro opera no azul com resultados trimestrais no radar

S&P 500 futuro opera no azul com resultados trimestrais no radar
S&P 500. Foto: Pixabay

O S&P 500 opera em alta no mercado futuro na manhã desta terça-feira (19). O maior índice acionários dos Estados Unidos reage aos resultados trimetrais do dia, mostrando como as empresas se comportaram durante o período entre julho e setembro.

Por volta das 9h35, o S&P 500 futuro subia 0,41%, para 4.504,80 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,34%, para 15.353,10 pontos. O VIX, índice do medo, tem leve queda de 0,64%. Já o índice DXY, que apresenta a variação do dólar frente a uma cesta de moedas, tem baixa de 0,35%.

O mercado está se baseando no guidance das empresas para o futuro para avaliar como as companhias estão desempenhando no meio de uma série de incertezas.

A inflação deve ser mais intensa do que o inicialmente previsto pelo Federal Reserve (Fed). Esse movimento é pressionado pelas contínuas interrupções na cadeia de abastecimento, custos mais altos de energia e escassez de trabalhadores.

Aproximadamente de 81% das empresas S&P 500 que reportaram até agora superaram as expectativas de lucro por ação (LPA), de acordo com dados da FactSet até a última segunda. Johnson & Johnson, Procter & Gamble e Netflix reportam balanços nesta terça.

O pregão de hoje também marca a estreia do primeiro ETF ligado ao mercado futuro do Bitcoin nos Estados Unidos.

O movimento acontece com a criptomoeda próxima de sua máxima histórica, sendo negociada a mais de US$ 61 mil.

Denominado de ProShares Bitcoin Strategy ETF, levando o nome de sua criadora, o ativo demorou oito anos para ser aprovado no mercado estadunidense. O ativo será negociado com o ticker “BITO”.

“Os principais mercados na Europa seguem no ‘zero a zero’, com destaque para as ações dos setores de mineração e tecnologia que ajudaram a compensar as perdas da Sueca Ericsson, que relatou um impacto negativo devido a problemas na cadeia de suprimentos global”, comentou a Ativa Investimentos.

S&P 500 e as Bolsas internacionais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h45:

  • S&P 500 futuro: +0,37%
  • Nasdaq futuro: +0,31%
  • DAX 30 (Alemanha): +0,12%
  • FTSE 100 (Inglaterra): -0,01%
  • Euro Stoxx 50: +0,19%
  • SSE Composite (Xangai): +0,70% (fechada)
  • Nikkei 225 (Japão): +0,65% (fechada)

Os mercados mundiais avaliam os resultados corporativos do terceiro trimestre deste ano em meio à certa desaceleração global. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a retirada de estímulos mundo afora.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião