S&P 500 futuro mostra espera por pistas da política monetária; big techs no radar

O S&P 500 opera em leve alta no mercado futuro na manhã desta segunda-feira (25), voltando a se aproximar da máxima histórica, deixada no último pregão. No acumulado do ano, o maior índice acionário norte-americano sobe pouco mais de 22%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Por volta das 9h08, o S&P 500 futuro subia 0,13%, para 4.551,00 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,34%, para 15.399,50 pontos. O VIX, índice do medo, caía 0,43%. Já o índice DXY, que apresenta a variação do dólar frente a uma cesta de moedas, sobe 0,19%.

Nesta semana, os investidores ficarão de olho nas decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed). Não necessariamente a taxa de juros mudará de patamar neste momento, mas novas pistas da autoridade monetária podem fazer preço nos mercados.

Amanhã se inicia a nova reunião do colegiado do BC estadunidense, sendo concluída na quarta-feira (27). Os formuladores da política econômica dos Estados Unidos devem apresentar o parecer da instituição governamental frente à inflação mais persistente que o esperado.

A ideia inicial é de que a taxa de juros volte a subir somente no ano que vem. Além disso, a expectativa é de que o tapering (termo que faz alusão à redução dos estímulos monetários) possa entrar em vigor ainda neste ano.

Comentários do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco do Japão também virão à tona

Do ponto de vista corporativo, a semana reserva a divulgação de resultados do terceiro trimestre das big techs.

Após o fechamento do mercado desta segunda, o Facebook (FBOK34) mostrará ao mercado seus números de julho a setembro, em meio às denúncias de ex-colaboradores sobre a política de trabalho interno.

Microsoft, Twitter e Alphabet, controladora do Google, agendaram suas divulgações para amanhã. A Apple e a Amazon devem apresentar os balanços no fim da semana.

Do lado político, legisladores norte-americanos negociam o novo pacote de gastos “sociais” do governo de Joe Biden. Ontem, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que estava otimista para o avanço da pauta nesta semana.

“Apesar da preocupação com novos casos de Covid-19 na Ásia e leste europeu, dados piores do que o esperado na Alemanha e pronunciamento do BC inglês, o bom humor é gerado pelos balanços corporativos”, diz o economista Roberto Padovani, do BV.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

S&P 500 e Bolsas globais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h22:

  • S&P 500 futuro: +0,12%
  • Nasdaq futuro: +0,25%
  • DAX 30 (Alemanha): +0,26%
  • FTSE 100 (Inglaterra): +0,48%
  • Euro Stoxx 50: +0,35%
  • SSE Composite (Xangai): +0,76% (fechada)
  • Nikkei 225 (Japão): -0,71% (fechada)

Os mercados mundiais avaliam os resultados corporativos do terceiro trimestre deste ano em meio à certa desaceleração global. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a retirada de estímulos mundo afora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião