Senacon irá investigar 23 bancos por fraudes em cartões de crédito; veja lista

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) irá investigar 23 bancos por fraudes no cartão de crédito consignado.

Veja o Morning Call desta sexta-feira (26/08)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a denúncia recebida pelo órgão, a fraude se daria quando um cliente que contratou um empréstimo consignado em algum dos bancos recebe também um cartão de crédito, sem saber que o dinheiro recebido como empréstimo seria lançado como saque no cartão e depositado em sua conta.

Assim, a o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) do Rio de Janeiro, autor da denúncia, aponta que o cliente pode ser levado ao super endividamento, já que o pagamento mínimo, por meio do desconto em folha, abateria apenas o valor dos juros.

De acordo com a Senacon, as instituições investigadas concentram mais de 4,5 milhões de cartões consignados, total de 3,7% do total de cartões ativos no país.

Febraban se pronuncia

A Febraban divulgou nota afirmando que, da lista de 23 instituições apontadas, apenas 7 sequer oferecem cartão consignado.

“Ou seja, 16 sequer ofertam o produto a seus clientes e, mesmo as que estão autorizadas a atuar, não necessariamente estariam ofertando”, argumentou.

A Febraban disse ainda que, dentro da autorregulação do consignado, existem regras como o envio obrigatório de fatura, com informações essenciais mínimas em destaque e o uso do termo de consentimento detalhando todas as contratações, além de obrigatoriedade do envio de cartão físico e limitação de saques no cartão a 70% do limite.

Desde o início das regras, em 2020, 959 empresas receberam punições por irregularidades na oferta, 436 foram advertidas, 483 tiveram suas atividades suspensas temporariamente e 40 foram suspensas em definitivo, ressaltou a Febraban.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Confira a lista dos bancos investigados por fraude

  • Banco BMG S.A
  • Banco Bradescard
  • Banco Bradesco Cartões S.A
  • Banco Bradesco S.A
  • Banco Cetelem S.A
  • Banco CSF S.A
  • Banco do Brasil S.A
  • Banco Itaucard S.A
  • Banco Losango S.A
  • Banco Pan
  • Banco Santander (Brasil) S.A
  • Banco Triângulo S.A
  • Bancoob
  • BV Financeira S.A. CFI
  • Caixa Econômica Federal
  • Hipercard BM S.A FIN
  • Itaú CBD CFI
  • Luizacred S.A. SOC CFI,
  • Midway S.A

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

O que dizem os bancos

Procurado pela Reuters, o Itaú (ITUB4), que também responde por Hipercard, disse que “que não comercializa cartão de crédito consignado e está à disposição da Senacon para eventuais esclarecimentos adicionais”.

O Nubank (NUBR33) respondeu não ser “habilitado para oferecer este produto e não oferece cartão consignado”.

O BB (BBSA3) afirmou que “não emite cartão de crédito consignado há quatro anos e está à disposição da Senacon para esclarecimentos adicionais”.

O Santander Brasil (BCSA34) informou que soube do caso pela imprensa e que não foi procurado pelo Nudecon do Rio de Janeiro, nem pelo Ministério da Justiça. Também acrescentou que “todos os seus produtos e serviços atendem à regulação e que está à disposição dos órgãos competentes para prestar esclarecimentos”.

O Bradesco (BBDC4) disse que não vai comentar o assunto. Pan e Caixa não responderam de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

O Magazine Luiza (MGLU3), correspondente bancário do Itaú, por meio da joint-venture LuizaCred, e que “comercializa apenas o crédito consignado dessa instituição financeira. A companhia não tem operação de cartão de crédito consignado.”

O Banco BV afirmou ser “contra práticas de superendividamento e esclarece que não oferece esse produto para seus clientes”.

O BMG informou em nota que, “até o momento, não recebeu formalmente o referido processo administrativo relatado na matéria e que se manifestará nos respectivos autos, assim que o recepcionar.” O banco diz ainda que “cumpre detidamente toda a regulação e autorregulação bancária, bem como as legislações aplicáveis.”

Jpa Banco CSF, do Carrefour, diz que “não comercializa cartão de crédito consignado e está à disposição da Senacon para esclarecimentos”.

A Realize CFI, instituição financeira da Lojas Renner, disse que “não comercializa crédito consignado e está à disposição da Senacon para esclarecimentos adicionais”

O Banco Cetelem responde afirmando que “ainda não foi notificado pelo Nudecon e, portanto, não tem respaldo suficiente para comentar o caso.”

A Febraban afirmou ainda que todos os bancos citados na denúncia se pronunciariam assim que notificados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião