Selic: Resultado das reuniões do Copom será divulgado a partir de 18h30

O Banco Central (BC) informou nesta terça-feira (17) que o resultado das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a meta da Taxa Selic, será anunciado a partir das 18h30. Antes, a divulgação era realizada a partir das 18h.

O Copom está diretamente relacionado com a política monetária do país, e além de ser responsável pela definição da meta da Taxa Selic, também divulga o Relatório de Inflação.

Segundo o BC, “A mudança será feita em função da alteração nos horários de fechamento dos mercados domésticos”.
Desta forma, as reuniões, que anteriormente começavam às 14h, agora terão início às 14h30.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, a ata do Copom ainda será divulgada às 8h da terça-feira seguinte às reuniões. O colegiado realiza o seu último encontro do ano nos dias 8 e 9 de dezembro. Atualmente, a Selic está em 2% ao ano.

BC: Campos Neto reforça manutenção da Selic, mas acompanha piora fiscal

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, falou nesta terça-feira (3), durante apresentação exibida em encontro por videoconferência com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sobre “notícias fiscais” enquanto abordava o tema da inclinação recente na curva de juros.

Diante disso, o BC ressaltou na ata do Comitê de Política Monetária estar acompanhando à piora do quadro fiscal e suas implicações para a política monetária. A autoridade monetária também informou que alterações de política fiscal que interfiram na dívida pública ou comprometam a âncora fiscal poderiam levar a uma reavaliação da orientação futura (forward guidance), mesmo que o teto dos gastos ainda esteja nominalmente mantido.

Campos Neto reforçou ainda que o forward guidance continua vigente, explicando que as previsões para a inflação, assim como as projeções de inflação de seu cenário básico, estão abaixo da meta para o horizonte relevante de política monetária, enquanto o regime fiscal não sofreu alterações e as expectativas de inflação de longo prazo seguem ancoradas.

O presidente do BC também citou a recomendação de cautela na política monetária ao falar do espaço para atuação convencional no caso brasileiro, ressaltando que “devido a questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno”.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião