Sabesp (SBSP3): Veja vantagens e desafios para a empresa

Na análise da S&P Ratings, a Sabesp (SBSP3) demonstrou ser uma companhia resiliente frente à pandemia da covid-19, à volatilidade do dólar e à crise hidrológica. Mas a agência de risco teme que a empresa sofra interferência do governo de São Paulo, o que representa uma perspectiva negativa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Com isso, a S&P classificou os investimentos na Sabesp como BB-, ou seja, a companhia é uma boa pagadora, mas ainda está em um grau especulativo. Veja os destaques da análise de crédito:

Principais pontos fortes da Sabesp:

  • O abastecimento de água e tratamento de esgotos é um negócio regulado, estável, com monopólio e uma base de clientes diversificada;
  • Durante a pandemia da covid-19, a empresa demonstrou resiliência, mantendo métricas de crédito confortáveis;
  • Investimentos contínuos para expandir a cobertura de água e esgoto, que já é superior à média brasileira.

Principais riscos para a Sabesp:

  • Ainda não está claro quais são os planos do estado de São Paulo ,que é o acionista controlador da SABESP, para a empresa. A agência acredita na possibilidade de uma privatização;
  • O perfil de crédito individual (SACP – stand-alone credit profile) é ‘bb+’, mas os ratings de crédito soberano do Brasil limitam os da empresa;
  • Vulnerável a o impacto de secas, embora investimentos recentes na redundância do sistema de reservatórios ajudem a compensar parcialmente esse risco.

“A perspectiva negativa dos nossos ratings de crédito corporativo da Sabesp para os próximos 12 meses indica nossa visão de que, como uma concessionária regulada, a empresa poderá sujeita à intervenção em um cenário improvável e hipotético de default do governo”, informou o relatório da S&P.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Sabesp deve captar novas dívidas para financiar projetos

A companhia demonstrou resiliência em 2020, apesar do forte impacto da covid-19 na atividade econômica em geral e nas taxas de câmbio, tendo sustentado um desempenho operacional adequado, como mostrou o relatório.

“Como a Sabesp possui um plano de investimentos robusto, cerca de R$ 2,1 bilhões até 2025, acreditamos que precisará captar novas dívidas para financiá-lo e também para refinanciar dívidas existentes e distribuir dividendos nos próximos anos.”

Além disso, a agência destaca que a resiliência da companhia a secas é maior do que nos anos anteriores. A empresa adotou várias medidas para aumentar a sua produção de água e atualmente está “bem mais preparada para uma temporada de seca severa do que ano passado”.

Adicionalmente, em 2020, a companhia reduziu sua exposição à moeda estrangeira, tendo convertido para reais o empréstimo de US$ 495 milhões do Inter-American Development Bank. 

“Ainda assim, o perfil alongado de amortização da dívida em moeda estrangeira e a sua taxa de juros favorável, somados aos índices de cobertura de juros superiores a 3,0x da empresa, lhe ajudam a compensar parcialmente os efeitos negativos da oscilações cambiais”, informou o relatório da agência sobre a Sabesp.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião