Privatização da Sabesp (SBPS3) começará em 6 meses e será estudada pelo IFC, diz Meirelles

O Governo do Estado de São Paulo decidiu contratar o International Finance Corporation (IFC) para estudar a privatização a Sabesp (SBSP3), companhia estatal de tratamento de água e esgoto de São Paulo. A informação é do secretário de Fazenda do estado, Henrique Meirelles, que concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico citando que “muito provavelmente” a privatização será feita pela empresa de consultoria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Em até seis meses o governo de São Paulo deve tomar a decisão sobre a possível privatização da Sabesp, o que deve ocorrer logo após o executivo estudar o caso. “O IFC é a melhor agência, a mais qualificada, a mais isenta, de maior experiência global nesse aspecto. Eles vão apresentar um trabalho e, aí, vamos, discuti-lo”, afirmou Meirelles, na entrevista.

Meirelles citou que o governo está em um “processo inicial”, deve cumprir o prazo de seis meses para iniciar cabo à privatização e que não existem decisões tomadas sobre as condições da privatização.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O ex-ministro afirmou que sua opinião não é “ideológica” em se tratando da questão – disse que depois da análise do IFC o governo optará pela capitalização da companhia, com manutenção do controle acionário da empresa por parte do governo de São Paulo, com incremento de capital privado ou privatização.

“Em todos os casos, prefiro ter abordagem técnica. Não reajo ideologicamente a qualquer coisa. Confio que a melhor solução prevalece mediante uma análise criteriosa e rigorosa de órgãos internacionais”, disse.

É um dilema semelhante ao do executivo federal quando planejava a – agora em tramitação – privatização da Eletrobras (ELET3). Meirelles, contudo, defende a venda da estatal elétrica, diferentemente da ampliação de oferta de ações, como consta no texto que deve ser votado na próxima semana pelo senado.

As ações da Sabesp estão precificadas a R$ 38,29, considerando os valores do fechamento do pregão de quinta-feira (10). Ou seja, o valor de mercado atual da estatal é de R$ 26,2 bilhões, segundo os números da Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Meirelles ressalta lei do saneamento como ponto positivo para a Sabesp

A afirmação sobre o IFC veio logo após uma pergunta sobre o Marco Legal do Saneamento. O secretário vê a legislação com bons olhos, e cita que a mesma balizou a privatização da Cedae, estatal fluminense de água e esgoto.

“A lei do saneamento ficou muito boa, é um avanço muito grande, dá condições para a entrada do capital privado, inclusive, do estrangeiro, tanto que isso já está acontecendo no Rio, com a privatização de partes da Cedae. Já a medida provisória de privatização da Eletrobras teve alterações que prejudicam o projeto original, do qual tratei diretamente”, disse Meirelles, antes de entrar no assunto da Sabesp.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião