Eletrobras (ELET3): Relator garante texto pronto na semana que vem

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), relator da Medida Provisória (MP) da privatização da Eletrobras (ELET3), adiantou que deve finalizar seu relatório até a próxima terça-feira (15), da semana que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A intenção do parlamentar é que o texto já seja discutido no plenário no mesmo dia, mantendo a celeridade na privatização da Eletrobras.

O senador, juntamente com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, concedeu entrevista após encontro na noite desta quarta-feira (8).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Nós devemos ter sessão do Senado na terça, então a ideia é que, no máximo, na terça a gente tenha o relatório pronto, apresentado, com a matéria em pauta para votação. Para que haja tempo suficiente para que, havendo mudanças no texto no Senado, a Câmara tenha folga para votar a matéria naquilo que foi modificado no Senado”, disse o parlamentar.

A MP precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional até o dia 22 ou perderá a validade.

Rogério afirmou que irá analisar todas as sugestões, pleitos e emendas apresentadas por senadores a partir de amanhã. O senador, da mesma forma, ressaltou que a intenção é chegar a um texto de convergência.

“O trabalho nesse momento é justamente de ampliar as conversas, diálogos, para busca do entendimento, para votar essa matéria dentro do ambiente de convergência. Vários segmentos têm seus pontos de vista e contribuições, mas o esforço, como relator, é procurar entendimento”, disse.

“Penso que vamos conseguir, ao final, apresentar um relatório que congregue todas essas ponderações que estão sendo apresentadas neste momento”, acrescentou.

Senador defendeu mudanças feitas pelos deputados

Além disso, o senador afirmou que ainda não há definição do que será ou não incluído em seu parecer, mas defendeu as mudanças feitas no texto pelos deputados.

“Não acho que seja o caso de desconsiderar o que a Câmara fez. A Câmara avançou muito nessa matéria”, disse. Ele afirmou que está em contato com o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que relatou a MP na Casa, sobre possíveis alterações que serão propostas no Senado.

Consumidor não pagará a conta, diz Ministro

Questionado sobre o possível aumento das tarifas por conta dos trechos, Rogério afirmou que teve acesso aos números oficiais do Ministério de Minas e Energia que apontam em direção contrária, de redução nos valores.

Segundo cálculos divulgados pelo MME nesta tarde, as medidas aprovadas pelos deputados podem reduzir as tarifas de energia em 6,34% para os consumidores atendidos pelas distribuidoras, como os residenciais. Em outros cenários, os efeitos podem variar de 5,10% a 7,365%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Em nenhum momento se pensou em transferir esse encargo para o consumidor “, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

Cotação de Eletrobras

As ações da Eletrobras estão precificadas R$ 45,22, após alta de 0,38% no intradia do pregão de quarta (9). O acumulado semanal é de uma alta de 0,49%. Contudo, no acumulado mensal, os papéis da estatal somam uma valorização de 19,63%.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião