Rússia não deve honrar pagamento de juros pela primeira vez em 24 anos

A Rússia deverá falhar no pagamento de juros sobre bônus detidos por investidores estrangeiros pela primeira vez desde a crise local de 1998. Os detentores de bônus do governo russo para 2024 e denominados em rublos deveriam receber nesta quinta-feira (3) um cupom que venceu ontem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Investidores na Europa que compraram o bônus da Rússia disseram não ter recebido qualquer notificação de que o pagamento seria providenciado.

O Depositário de Liquidação Nacional da Rússia informou que o Ministério de Finanças enviou o pagamento dos juros, como de costume.

Em circunstâncias normais, o órgão transferiria o valor para as contas dos investidores com pagamento previsto para o dia seguinte.

No entanto, em função da retaliação de Moscou a sanções impostas pelo Ocidente por causa da invasão da Ucrânia por forças russas, o dinheiro está bloqueado, criando as condições para o primeiro calote da Rússia em mais de duas décadas.

Nesta semana, o banco central russo impediu depositários e cartórios de fazer pagamentos a clientes estrangeiros.

A última vez em que a Rússia não honrou um pagamento de bônus foi em agosto de 1998.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Moody’s rebaixa ratings da Rússia, de Baa3 para B3

A Moody’s rebaixou nesta quinta-feira, 3, os ratings da Rússia de emissor de longo prazo e de dívida sênior sem garantia, em moeda local e estrangeira, de Baa3 para B3.

Em comunicado, a agência informou que as notas “permanecem em revisão para posterior rebaixamento”.

A instituição explicou que a revisão negativa foi deflagrada pelas “severas” sanções implementadas por potências ocidentais contra o país, em retaliação pela invasão da Ucrânia.

A empresa cortou ainda o rating Other Short Term em moeda doméstica de P-3 para Not Prime (NP).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Segundo a nota, a decisão leva em conta o aumento do risco de inadimplência da dívida soberana devido às sanções e “preocupações significativas em torno da disposição da Rússia de cumprir suas obrigações”.

Há ainda maior probabilidade de desaceleração da economia em razão das medidas, ressalta a Moody’s.

A agência acrescenta que vai monitorar a capacidade do país de pagar US$ 117 milhões em cupons de dívida que vencem em 16 de março.

“As preocupações significativas em torno da disposição da Rússia de pagar sua dívida são um reflexo de que a força institucional da Rússia enfraqueceu muito materialmente com a crescente evidência de que o executivo enfrenta poucos freios e contrapesos”, explica.

Na quarta-feira, a Fitch já havia anunciado rebaixamento do rating da Rússia, de BBB para B, em meio aos desdobramentos do conflito com a Ucrânia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião