Rússia e Belarus vão manter exercícios militares em meio à crise com a Ucrânia

O ministro da Defesa de Belarus, Vikton Khrenin, afirmou neste domingo (20) que o país do leste europeu e a Rússia vão continuar os treinamentos militares conjuntos iniciados dias atrás e que levaram o Kremlin a mobilizar 30 mil soldados e equipamentos bélicos para o país aliado, que também faz fronteira com a Ucrânia.

Inicialmente, os exercícios conjuntos seriam encerrados neste dia 20, mas serão prorrogados devido ao “aumento na atividade militar perto das fronteiras externas”, explicou Khrenin. Não se sabe quanto tempo durarão os treinamentos.

A notícia alimenta a tensão entre o governo russo e as forças ocidentais que compõem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), grupo que vê a Ucrânia como aliada e que vem alertando para a possibilidade da Rússia invadir a também ex-república soviética nos próximos dias.

No comunicado em que explicou os motivos para a extensão dos exercícios militares, o ministro de Belarus também citou “o agravamento da situação em Donbass”, região da Ucrânia em que atuam grupos separatistas pró-Rússia  apoiados pelo governo de Vladimir Putin.

Segundo esses grupos, forças do governo ucraniano teriam atacado suas bases nos últimos dias. Do ponto de vista dos Estados Unidos e da Otan, Putin está, na verdade, buscando um pretexto para invadir a Ucrânia.

Impactos no mercado

As últimas semanas foram atravessadas pelo noticiário de uma possível invasão russa à Ucrânia, com desdobramentos para os ativos. Os preços do petróleo, em especial, têm subido. O mercado precifica o risco do fornecimento de petróleo por parte da Rússia ser prejudicado por uma guerra, além dos possíveis impactos na exportação de gás natural para a Europa Ocidental.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A fuga de risco também tende a fazer com que o dólar ganhe força ante divisas de países desenvolvidos e emergentes  e prejudica ações de empresas do mundo todo. Na semana que passou, o conflito envolvendo Rússia, Ucrânia e potências ocidentais derrubou mais de uma vez os principais índices acionários europeus, asiáticos e americanos.

Mesmo o Ibovespa sentiu os efeitos, tendo terminado a semana em queda após cinco ciclos semanais acumulando ganhos.

Guerra de narrativas

Enquanto EUA e aliados acusam a Rússia de estar reforçando as tropas na fronteira com a Ucrânia – estima-se que haja de 130 mil a 150 mil soldados russos na região fronteiriça -, a Rússia insiste que uma solução diplomática ainda é possível e atribui à Otan a responsabilidade principal pelo conflito.

Ex-república soviética e com grande parte da população identificada culturalmente com a Rússia, a Ucrânia tem se aproximado da aliança militar ocidental nos últimos anos, assim como outros antigos países socialistas do leste europeu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Rússia é contra a adesão da Ucrânia à Otan e entende que um acordo entre o país e aliança militar colocaria em risco seu território. Putin já comparou essa possibilidade com uma eventual instalação de base militar russa na fronteira do Canadá com os Estados Unidos.

Gregory Prudenciano

Compartilhe sua opinião