Roberto Leonel pretende agilizar processos do Coaf aumentando o efetivo

O novo presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Roberto Leonel, declarou nesta quarta-feita (2) que para agilizar os processos de investigação, a primeira medida será aumentar o número de funcionários.

De acordo com Leonel, “a ideia inicial é aumentar o efetivo, e aumentar com isso a efetividade”. Além disso, fazer com que “as informações que estão nos bancos de dados da Coaf possam chegar mais rapidamente aos órgãos de persecução penal, Ministério Público, Polícia Federal”.

Saiba mais: Bolsonaro assina decreto que define salário mínimo de R$ 998 em 2019

Roberto Leonel foi convidado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para comandar o Coaf. O novo presidente é considerado estratégico nas investigações relacionadas a movimentações financeiras e lavagem de dinheiro.

O nome de Leonel, que antes era da área de inteligência da Receita Federal, foi divulgado nesta quarta no Diário Oficial da União.

Anteriormente o Coaf, era subordinado ao Ministério da Fazenda, mas agora será subordinado a Sergio Moro, após a remodelação da pasta.

De acordo com o novo presidente, o trabalho seguirá no mesmo formato e o Coaf seguirá trabalhando com independência. “Vamos agir com independência e dentro de toda uma ótica técnica, como o Coaf sempre agiu”.

Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião