Reservas para ETF de finanças descentralizadas (DEFI11) vão até dia 11

O período de reserva do primeiro fundo de índice (ETF) de finanças descentralizadas (DeFi), o DEFI11, da Hashdex, acaba na próxima sexta-feira (11). A estreia do ativo será no dia 17 de fevereiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com a gestora Hashdex, a expectativa do valor da captação de recursos é de R$ 500 milhões.

A coordenação está sendo realizada pela XP, Itaú BBA e Banco Genial. A taxa de administração total é de 1,3%.

A gestora, em parceria com a CF Benchmarks, ressaltou em nota que o novo fundo vai replicar o “CF DeFi Modified Composite Index”, que foi criado para acompanhar os tokens do segmento DeFi. Ou seja, serviços financeiros em geral, como empréstimos, seguros e transações via blockchain. O índice se divide em 12 criptoativos do segmento, divididos em três categorias: Protocolos DeFi, Protocolos de Suporte e Plataformas de Registro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

  • Protocolos DeFi segue os preços dos tokens Unisawap, AAVE, Compound, Maker, Yearn, Curve, Synthetix e AMP;
  • Protocolos de Suporte auxilia em protocolos DeFi com serviços de armazenamento e consulta de dados, verificação de identidade e soluções de escalabilidade, os tokens Polygon, Chainling e The Graph; e
  • Plataformas de Registro, o blockchain nas quais as transações são validadas e registradas, o ativo da carteira será o Ethereum.

O desenvolvimento dos ETFs baseados em finanças descentralizadas são feitas em blockchain, tipo de banco de dados compartilhado e inviolável com uma criptografia única, e por isso há uma “garantia” de segurança, além de trazer mais confiança para o investidor. A gestora acredita que essa realização é um passo importante para criar uma nova estrutura para os serviços financeiros tradicionais.

Entenda mais sobre os ETFs na B3:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

B3 (B3SA3) anuncia oito novas modalidades de ETF, BDRs e Fundos de Investimento

A B3 (B3SA3) passou a permitir a listagem de oito novos tipos de fundos de investimentos que aumentam as possibilidades de diversificação para os investidores brasileiros, seja no mercado local ou internacional.

Entre as novidades da B3 estão novas modalidades de fundos de índice (ETFs) e de recibos de ações (BDRs), além de mais opções para listagem de fundos. Veja os oito novos produtos:

  • ETF de Moedas,
  • BDRs de ETFs de Moedas,
  • ETFs de Renda Fixa Internacional,
  • BDRs de ETFs de Renda Fixa,
  • Fundo de Investimento Renda Fixa (FI RF),
  • Fundo de Investimento Multimercado Renda Fixa (FIM RF),
  • Fundo de Investimento Multimercado Renda Variável (FIM RV), e
  • Fundo de Investimento Multimercado de Infraestrutura (FIM INFRA).

Luís Kondic, diretor executivo de Produtos Listados e Dados da B3, destaca o crescimento dos fundos de índice ao longo de 2021 e avalia que os novos produtos possibilitam mais alternativas de diversificação para os investidores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“O mercado de ETFs apresentou um crescimento exponencial ao longo de 2021, chegando ao final do ano com 66 tickers distribuídos entre renda variávelrenda fixacriptomoedas e commodities”, diz Kondic.

E acrescentou: “essas novas opções podem ampliar de forma expressiva o leque de produtos disponível para o investidor, possibilitando um maior número de estratégias dentro do portfólio de cada cliente”, afirmou, em nota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião