Recuperação da atividade econômica diminui nos EUA, avança na Europa

O instituto IHS Markit divulgou nesta terça-feira (23) um aumento na atividade econômica da Europa, que passou de 48,5 pontos em junho para 54,8 pontos em julho. Ao mesmo tempo, o índice PMI nos EUA indicou que a atividade no país passou de 47,9 em junho para 50 pontos em julho.

Novos surtos de coronavírus (covid-19) e as consequentes restrições em todo o mundo tornam incerta a rapidez com que a atividade econômica global retornará aos níveis pré-pandêmicos. Dessa forma, a atividade nos EUA ficou estancada em julho, enquanto a Europeia se recuperou. Isso mostra que as duas potências econômicas mundiais estão se recuperando em velocidades diferentes da pandemia.

A divergência entre os EUA e a Europa sugere que os países europeus estão se beneficiando dos estritos bloqueios realizados durante o primeiro semestre, bem como das políticas atuais sobre uso de máscaras e distanciamento social. A maioria dos países europeus está registrando poucos casos de novas infecções por dia, em comparação com os vários milhares no auge da crise.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Nos EUA, a produção no setor de serviços se contraiu pelo sexto mês consecutivo, enquanto as empresas enfrentaram uma nova onda de casos de coronavírus, o que levou a novas restrições em vários estados. A produção industrial aumentou pela primeira vez desde fevereiro, com o crescimento da demanda. No geral, a atividade econômica nos EUA permaneceu inalterada.

No entanto, o índice PMI nos EUA registrou uma leitura de exatamente 50 pontos, indicando que não houve mudança nenhuma. Se estivesse abaixo da marca dos 50 pontos, indicaria que a maioria das empresas no país relataram uma contração da atividade em comparação com o mês anterior. Um PMI abaixo de 50 representaria uma contração quando comparado ao mês anterior.

Até o momento, a Europa não teve ressurgimento no numero de casos do vírus, permitindo que sua recuperação econômica prossiga em ritmo acelerado. A França, por exemplo, manteve  alguns dos limites mais rígidos de reabertura econômica e sofreu quedas muito grandes em seus PMIs durante o bloqueio, principalmente em seu setor de serviços. Em julho, seu PMI composto saltou para uma alta de 57,6 meses, saindo de 51,7 pontos em junho.

Economistas interpretam os resultados da atividade econômica

“Foi gradual, de cima a baixo, aberto e fechado”, disse o CEO Jacques van den Broek ao “The Wall Street Journal” sobre a recuperação dos EUA. “Definitivamente não está piorando, mas não é como o que vemos na Europa”.

Veja também: Apple é investigada na Europa por práticas anticompetitivas

“Trabalhamos muito com turistas e apenas alguns europeus voltaram até agora”, disse Rita Indaco, co-proprietária do bar e restaurante Masto em Roma, que afirmou estar entre 60% e 70% abaixo do nível normal de sua atividade econômica. “Mas não há americanos, que para nós eram muito importantes, e outras nacionalidades, como os australianos.”

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião