Inflação alta e choques de oferta: Citi estima em 50% risco de recessão global em 2022

Em nota de pesquisa de mercado, o Citi estima em 50% a chance de recessão econômica neste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Em consenso com outras casas, os economistas do Citibank veem risco de recessão em função dos “graves choques de oferta” e da inflação elevada na maioria dos países.

“Os bancos centrais enfrentam um desafio assustador ao tentarem reduzir a inflação”, diz o Citi.

Nessa análise, somando-se às variáveis que já eram conhecidas, consta também o fato de que as autoridades monetárias Federal Reserve (Fed, o banco central americano) estão elevando as taxas de juros em acima do esperado para frear a a inflação.

Além disso, a demanda dos consumidores globais por bens vem diminuindo, dizem economistas do banco.

Já o Bank of America (BofA) estima que há 40% de risco de os EUA entrarem em recessão no ano que vem, em meio à combinação de crescimento econômico fraco e inflação persistentemente elevada no país.

O BofA aponta que o Fed ficou “atrás da curva”, demorando para agir no combate à escalada inflacionária, e enfrenta um horizonte desafiador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nesse cenário, o banco prevê que os juros chegarão ao pico acima de 4%, antes de a inflação se estabilizar em cerca de 3% – superior à meta de 2% do Fed.

Além disso, a casa cortou a previsão para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre, de 2,5% para 1,5%, após contração de 1,5% no primeiro trimestre.

Recessão econômica nos EUA não é ‘inevitável’, diz Janet Yellen

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, afirmou que a economia americana deverá desacelerar nos próximos meses, mas que uma recessão não é inevitável, como diversos analistas têm apontado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A fala de Yellen sobre a recessão se deu neste domingo (19), quando a secretária ofereceu uma dose de otimismo mesmo com os economistas cada vez mais preocupados com uma recessão alimentada pela disparada da inflação e pela invasão russa à Ucrânia – que novamente tem pressionado os preços do petróleo.

“É natural agora que esperemos uma transição para um crescimento ‘menor e estável’, mas não acho que uma recessão seja inevitável”, disse Yellen.

Em entrevista à emissora ABC, também falou sobre uma possível redução temporária de imposto federal sobre a gasolina para ajudar a dar aos motoristas algum alívio.

O preço médio da gasolina é de cerca de US$ 5 por galão e o imposto é de 18,4 centavos de dólar por galão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Essa é uma ideia que certamente vale a pena considerar”, disse Yellen sobre a proposta. Ela acrescentou ainda que o presidente Joe Biden quer “fazer tudo o que puder para ajudar os consumidores”.

A declaração da secretária vem em um contexto macroeconômico extremamente desfavorável, já que a inflação medida pelo CPI está na casa dos 8%, sendo a maior dos últimos 40 anos.

Nesse cenário, as bolsas americanas operam em bear market – termo utilizado para designar um mercado ‘em queda’, quando há desvalorização acima de 20% do seu topo mais recente.

“Claramente, a inflação está inaceitavelmente alta”, disse Yellen. “É a principal prioridade do presidente Biden encolhê-la”, completou, sobre o risco de recessão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião