Real digital e tokenização serão prioridades do Banco Central, afirma diretor de regulação

A discussão sobre o real digital e a tokenização será uma das prioridades do Banco Central (BC). Segundo afirmou nesta terça-feira (4) o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, em evento organizado pelo Bradesco BBI, esses temas terão preferência do seu departamento em 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“É uma agenda que vai ocupar a área regulatória em 2023, 2024 em diante, que casa muito com a questão do CBDC [Central Bank Digital Currency ou moeda digital emitida por um Banco Central], do real digital“, comentou.

Entre as prioridades do Banco Central para 2023, Damaso citou ainda completar a nova legislação cambial do País. Na parte prudencial, falou da importância de finalizar o acordo de Basileia.

Na pauta de inovação, o diretor do BC falou da importância de se avançar na discussão sobre a finalização do Open Finance. De acordo com Damaso, o Open Finance “já se tornou realidade” e já permite que clientes executem produtos e serviços de um banco a partir do outro.

Transformação digital

Otávio Damaso disse, ainda, que os três principais drivers da área em 2023 serão a transformação digital, a sustentabilidade e a estabilidade financeira.

No vetor de estabilidade financeira, o diretor do BC destacou que é necessário acompanhar questões “estruturais e conjunturais”. Entre as conjunturais, citou o comportamento do mercado de crédito em meio ao processo global de normalização da política monetária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Sobre a transição digital, Damaso disse que o processo é visto pelo regulador sob “vários prismas” e, na margem, com destaque para o processo de tokenização da economia. A discussão sobre sustentabilidade cresceu nos últimos anos, com enfoque na transição para uma economia de baixo carbono, que deve trazer oportunidades e desafios para o setor financeiro.

O que é o Real Digital?

Real Digital é uma CBDC (Central Bank Digital Currency ou moeda digital emitida por um Banco Central). O projeto vai permitir, por exemplo, que o cliente possa pedir ao seu banco a geração de um token (ativo digital) de um depósito bancário, de qualquer valor.

Em meados de março, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou a criação de um grupo de trabalho para contribuir com o BC para o desenvolvimento do projeto-piloto do Real Digital. Os trabalhos começaram no mês passado e a federação quer participar ativamente do projeto.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião