Bancada do PSL vai à China conhecer sistema de reconhecimento facial

Deputados e senadores do PSL (Partido Social Liberal) embarcaram na última terça-feira (15) rumo à China. A intensão é conhecer uma nova tecnologia de reconhecimento facial.

O objetivo da comitiva do PSL é verificar a viabilidade do sistema que reconhece os rostos dos cidadãos em locais públicos. O propósito da iniciativa é coibir crimes e aumentar a possibilidade da captura de suspeitos. A tecnologia já é empregada na China.

Saiba mais: Jair Bolsonaro sanciona Lei do Orçamento de 2019 com vetos parciais

Neste ano, deputados pretendem apresentar um PL (Projeto de Lei) regulamentando a obrigação da implantação do reconhecimento facial em locais público, como aeroportos e estações de metrô, para auxiliar as forças policias no combate ao crime. Em vista disso, o governo chinês convidou parlamentares para conhecer o sistema utilizado pelo país asiático.

Ao todo, 12 integrantes do PSL estão na comitiva. A expectativa é que o Rio de Janeiro seja a primeira cidade a receber a nova tecnologia. O estado enfrenta uma séria crise na segurança pública. Além disso, não há um custo estimado para implementação do projeto.

A ideia é instalar câmeras especiais em lugares estratégicos que possam ser utilizadas por polícias. Vias públicas, aeroportos, estações de trem e metrô e até comunidades e regiões dominadas podem receber o equipamento.

Sistema na China

A China possui mais de 170 milhões de câmeras e pretende aumentar esse número para 400 milhões. O país tem um dos sistemas de segurança mais avançados do mundo.

Os equipamentos conseguem identificar rapidamente as características faciais da pessoa e enviá-la para um banco de dados. Ali, as informações são depuradas.

Além disso, a tecnologia permite verificar a idade e o gênero das pessoas e juntar as informações com a placa do carro. Dessa forma, é possível descobrir suas rotas mais frequentes, por exemplo.

Comitiva do PSL

Participam da viagem a senadora eleita Soraya Thronicke, os deputados eleitos Carla Zambelli, Daniel Silveira, Tio Trutis, Felício Laterça, Bibo Nunes, Charlles Evangelista, Marcelo Freitas, Sargento Gurgel e Aline Sleutjes, a deputada estadual Delegada Sheila (PSL-MG), todos do PSL, e Luís Miranda, do DEM.

 

Tags
Renan Dantas

Compartilhe sua opinião