Projeto 100% Cidades, da Futura, revela dados inéditos sobre mobilidade e turismo em estados brasileiros

A Futura, empresa de pesquisa do Grupo Apex, divulgou nesta quarta-feira (24) o primeiro mapeamento setorial do Projeto 100% Cidades no evento Brazilian Regional Markets. A pesquisa trouxe dados inéditos sobre os setores de mobilidade e turismo envolvendo cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

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Em mobilidade, a pesquisa da Futura constatou que o Espírito Santo é o estado com menor posse de veículos, mas que tem a maior posse de bicicletas.

Em termos de carros, o Paraná lidera, com 63,1% da população possuindo automóvel, seguido por Santa Catarina com 60,8% e Espírito Santo com 39,4%. Já quando se trata de bicicletas, o Espírito Santo se destaca com 23,0%, enquanto o Paraná possui 12,9% e Santa Catarina, 17,0%.

No que diz respeito às motos, o Espírito Santo registra 12,6% da população como detentora de motocicletas. O Paraná tem 12,4%, e Santa Catarina, 13,9%. Curiosamente, o número de pessoas que não possuem veículos é significativo, com o Espírito Santo apresentando 39,6%, o Paraná com 26,0% e Santa Catarina com 25,7%.

Disparado, carros e ônibus são os meios de transporte mais utilizados pela população desses três estados.  Paraná (50,9%) e em Santa Catarina (50,9%), cerca de metade da população utiliza mais carro, enquanto no Espírito Santo, ônibus são mais populares, sendo escolha de 42,7% dos habitantes. 

Em média, a população dos três estados passa uma hora no trânsito todos os dias. O Uber é o aplicativo de transporte mais lembrado entre as cidades dos estados analisados e capitais analisadas. 

Projeto 100% Cidades: metade da população tem intenção de viajar nos próximos meses

A vontade de viajar está no ar para mais da metade da população dos estados do Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina nos próximos 12 meses. No Paraná, 53,8% dos habitantes têm planos de viajar, enquanto no Espírito Santo e em Santa Catarina, a intenção é ligeiramente menor, com 50,6% e 50,1%, respectivamente.

Os números refletem um impulso positivo para o setor de turismo dessas regiões, que pode se beneficiar do desejo crescente por viagens.

No turismo, a CVC (CVCB3) é a marca mais lembrada nacionalmente entre as cidades, os estados e as capitais analisadas. 

Os gastos médios com viagens a lazer variam entre as cidades dos estados e capitais. Entre os Estados analisados, Santa Catarina tem o maior gasto médio, de R$ 4.043,57. Entre as capitais, Florianópolis lidera a lista com R$ 5.832,26.

No Paraná, os gastos são mais modestos, com uma média de R$ 3.790,17, com Curitiba registrando R$ 4.339,70.

O menor gasto médio com viagens é registrado no Espírito Santo: R$ 2.605,99. A capital Vitória registra R$ 4.122,19 em média.

Meio de transporte mais utilizado nas capitais

Nas capitais avaliadas, o avião se destaca como o meio de transporte mais utilizado para viagens a lazer, com 63,4% das preferências em Florianópolis. Em Curitiba, o carro próprio é a escolha de 38,3% dos viajantes, enquanto em Vitória, o ônibus é utilizado por 23,9% dos que viajam a lazer. 

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O que é o Projeto 100% Cidades?

Segundo a Futura, o Projeto 100% Cidades visa mapear economicamente e politicamente as cidades brasileiras, oferecendo uma análise completa do país por meio de informações setoriais e regionalizadas das maiores cidades. 

A Futura analisou dados microeconômicos dos principais setores, como mercado financeiro, imobiliário, consumo, saúde, educação, turismo, mobilidade urbana e mídia, além de abordar a leitura política nessas 100 cidades, com as prioridades e intenções de voto dos eleitores.

Para Rafael Andaku, Diretor de Research da Apex, o que se percebe é que o mercado financeiro está atualmente muito concentrado no eixo Rio-São Paulo, principalmente na Faria Lima em São Paulo e, no Rio de Janeiro, no bairro do Leblon. “A maioria das instituições financeiras não trabalha de forma muito personalizada ou não conhece profundamente os mercados regionais”, constata.

Com isso, objetivo da Projeto 100% Cidades é aprofundar o conhecimento sobre as 100 maiores cidades, entender melhor os mercados regionais e fornecer dados inéditos que ajudarão investidores e empresários a tomar as melhores decisões. Com essas informações, a Apex acredita que os investidores poderão investir com mais informação e segurança nos mercados regionais.

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Vinícius Alves

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