Produção de carros cai 10,1% em março, diz Anfavea

A produção de carros no Brasil caiu 10,1% em março em comparação com o mesmo período de 2018, demostrou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No mês passado, foram produzidos 240,5 mil veículos, que incluem carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em comparação com fevereiro, houve redução de 6,4%. Dessa forma, o primeiro trimestre terminou com uma produção de 695,7 mil veículos, queda de 0,6% em relação a 2018.

Saiba mais: Venda de carros cresce 11% no 1º trimestre, diz Fenabrave

Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Carlos Botelho Megale, três pontos influenciaram a queda:

  • a greve dos trabalhadores;
  • a enchente na fábrica da Mercedes-Benz;
  • e a redução das exportações;

Megale acrescentou ainda que o recuo das exportações foi o principal entrave para o crescimento da produção. De acordo com o presidente da Anfavea, a crise da Argentina tem derrubado o número de veículos fabricados. O país é um dos principais importadores do Brasil. 

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

“O primeiro semestre do mercado argentino está absolutamente comprometido. Esperamos que comece a melhorar depois disso”, afirmou Megale.

Saiba mais: Produção de veículos cresce 29,9% em fevereiro na comparação mensal

A queda das exportações neutralizou o aumento das vendas no mercado doméstico no primeiro semestre. As vendas internas cresceram 11,4% e as exportações caíram 42%. Assim, a produção se estabilizou em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Empregos

A geração de empregos também sentiu o resultado negativo da produção de veículos. As montadoras fecharam 987 vagas de trabalho em março. No acumulado de 12 meses, foram 1241 postos a menos. O mês de março somou 129.980 funcionários empregados no setor, 0,9% inferior ao registrado em março passado.

Megale ressaltou a importância de mantes bons índices na produção de veículos. “Relatório do Banco Central para o biênio de 2017 e 2018 diz que as montadoras são responsáveis por um terço do crescimento industrial do Brasil, um quarto do crescimento total do Produto Interno Bruto (PIB), o que mostra a relevância do setor. Queremos que os investimentos de produção fiquem no Brasil.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Licenciamento

O licenciamento de carros novos obteve alta de 0,9% em relação com março de 2018. Na comparação com fevereiro, a elevação foi de 5,3%. Houve uma média diária de 11 mil unidades, a maior desde 2014 para o mês de março.

Saiba mais: Venda de veículos cai 0,6% em fevereiro ante janeiro, aponta Anfavea

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião