Pix: Período de testes do novo sistema é um sucesso estrondoso, diz BC

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, declarou nesta segunda-feira (9), durante webinar realizado pela Febraban, que o período de testes do novo sistema de pagamentos instantâneos (Pix) foi um sucesso estrondoso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O Pix entrará em vigor na próxima segunda-feira (16), entretanto o período de testes iniciou no dia 3 de novembro, com poucos atuantes, com a finalidade de evitar eventuais problemas em seu lançamento, que ocorrerá em todo o território nacional. De acordo com Mello, “problemas pontuais ocorrerão”.

O diretor de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Febraban, Leandro Vilain, informou durante o evento que já ocorreram 57 mil transações só na última sexta-feira (6). “É volume muito significativo para ambiente de testes”, disse Vilain.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

“Não teríamos levado à cabo o processo sem confiança na capacidade tecnológica das contrapartes privadas”. afirmou Mello, assegurando que o sistema é seguro. “São diversos fatores que justificam essa segurança. Primeiro, o Pix foi uma cocriação com o mercado, com diversos atores com experiência na prevenção de fraudes”.

Segundo Mello, as novidades despertam curiosidade, mas também receio. “No Pix, no geral, vai ocorrer em um ambiente logado (celular), que conta com identificação biométrica, entre outras ferramentas de segurança. Todos os usuários quando fazem compra online devem tomar os mesmos cuidados com o 2Pix ou com TED, por exemplo”, completou.

Além disso, os atores estão preparados para oferecer a melhor experiência com o sistema, informou. “Toda agenda de eficiência leva o tamanho do bolo a crescer e isso traz suficientes ganhos para todos”.

Veja Também: Pix: em seu primeiro dia de operação, o sistema movimenta R$ 210,2 mil, diz BC

“Concorrência pressupõe escolha e Pix é uma escolha, que traz vários aprimoramentos aos meios de pagamentos”, explicou Mello. Ressaltando ainda que um dos benefícios é a diminuição do custo de transação, o que facilita para que mais negócios ocorram.

“Não prestaremos serviços diretamente a nenhum usuário, vamos disponibilizar plataforma barata e eficiente”, revelou Mello sobre o Pix, ressaltando que garantir insumos baratos é uma forma de o BC promover maior eficiência do sistema.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião