Pix: em seu primeiro dia de operação, o sistema movimenta R$ 210,2 mil, diz BC

O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (4) que o Pix registrou 2.345 transações no valor de aproximadamente R$ 210,2 mil na última terça-feira (3), o primeiro dia de operações restritas do sistema de pagamentos instantâneos da autarquia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com o BC, até ontem, o Pix havia registrado aproximadamente 60,6 milhões de cadastros de chaves, sendo 2,4 milhões deles para pessoas jurídicas e 58,2 milhões para pessoas físicas.

Além disso, na divisão por tipo de chave, os maiores números de cadastros foram realizados com:

  • CPFs: (22,2 milhões),
  • Celulares: (14,8 milhões),
  • Aleatória: (11,6 milhões),
  • e-mail: (10,6 milhões),
  • CNPJ: (1,2 milhão)

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

A partir do dia 16 de novembro todas essas chaves poderão ser usadas. Neste período o sistema começará a funcionar de maneira completa. Com funcionamento em horários específicos e menor quantidade de pessoas, a fase restrita vem sendo usada pelo Banco Central para testar o sistema.

Pix: 50 milhões de chaves já foram cadastradas, segundo BC

O diretor de Organização do Sistema Financeiro, João Manoel Pinho de Mello, declarou no dia 22 de outubro que o Pix poder ser uma opção para o recolhimento de contribuições ao INSS. O Banco Central (BC) assinou mais um acordo de cooperação para uso do sistema de pagamentos, desta vez com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, informou.

Segundo Mello, o BC já havia firmado anteriormente acordos com o Tesouro Nacional e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por meio deles, usuários poderão pagar contribuições e contas de luz, por exemplo, por meio do Pix.

O diretor informou que um total de 762 instituições já foram aprovadas para ofertar o Pix em novembro. “Temos até o momento 43 reclamações de cadastro indevido no Pix” concluiu.

Saiba Mais: Pix será opção para recolhimento de contribuições ao INSS, diz BC

Além disso, o baixo número de reclamações é uma indicação do quanto o sistema é seguro. “O Pix é tão seguro ou mais seguro que os demais meios de pagamentos digitais”, disse Mello.

Pinho de Mello participou no dia 22 de outubro, por videoconferência, da abertura do Fórum Pix, promovido pelo Banco Central.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião