Pix será opção para recolhimento de contribuições ao INSS, diz BC

O diretor de Organização do Sistema Financeiro, João Manoel Pinho de Mello, declarou nesta quinta-feira (22) que o Pix poder ser uma opção para o recolhimento de contribuições ao INSS. O Banco Central (BC) assinou mais um acordo de cooperação para uso do sistema de pagamentos, desta vez com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, informou.

Segundo Mello, o BC já havia firmado anteriormente acordos com o Tesouro Nacional e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por meio deles, usuários poderão pagar contribuições e contas de luz, por exemplo, por meio do Pix.

O diretor informou que até o meio dia de hoje 48,5 milhões de chaves já haviam sido cadastradas. Um total de 762 instituições já foram aprovadas para ofertar o Pix em novembro. “Temos até o momento 43 reclamações de cadastro indevido no Pix” concluiu.

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Além disso, o baixo número de reclamações é uma indicação do quanto o sistema é seguro. “O Pix é tão seguro ou mais seguro que os demais meios de pagamentos digitais”, disse Mello.

Pinho de Mello participou nesta tarde, por videoconferência, da abertura do Fórum Pix, promovido pelo Banco Central.

Pix: Nubank diz que 6 milhões de clientes já cadastraram chaves

O Nubank informou que, ao todo, 6 milhões de seus clientes já fizeram o cadastro de chaves Pix, desde o início dos cadastramentos até a manhã da última segunda-feira (19).

Assim, o Nubank já cadastrou aproximadamente 10,5 milhões de chaves, uma vez que cada pessoa física tem a possibilidade registrar até 5 chaves Pix. Pessoas jurídicas, no entanto, podem cadastrar até 20 chaves Pix.

A divulgação do Nubank sobre o total de clientes que já fizeram o cadastro das chaves vem em meio à reclamações de que a instituição teria cadastrado chaves sem autorização prévia.

Além disso, o Procon de São Paulo informou na segunda-feira que notificou a fintech e o Mercado Pago após clientes das instituições reclamarem sobre cadastros de chaves Pix feitos sem autorização. O órgão de defesa do consumidor informou que as empresas terão, a partir de hoje, 72 horas para responder aos questionamentos.

Com informações do Estadão Conteúdo.

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Rafaela La Regina

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