Itaú (ITUB4), Santander (SANB11): ‘Bancões’ cedem ao pagamento de boleto via Pix

Com a mudança nas formas de pagamento desde o lançamento do Pix pelo Banco Central (BC), agora os bancos tradicionais – que tiveram redução das receitas vindas de TEDs e DOCs – passam a adotar a tecnologia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O boleto por Pix, já utilizado pelo Itaú (ITUB4) e pelo Santander (SANB11), deve ser a novidade anunciada pela Caixa.

Na modalidade, o documento oferece ao usuário uma forma de pagar o valor por meio de um QR Code – em modelo semelhante aos de estabelecimentos varejistas que adotam o código em uma plaquinha física.

O Santander já se pronunciou dizendo que começou a oferecer o novo modelo para todas as empresas, incluindo ​microempreendedoras.

O banco destaca que, para o cliente pessoa jurídica, as tarifas tendem a ser mais baixas na liquidação de boletos por QR Code Pix do que pela emissão por código de barras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Por outro lado, o Itaú afirma que as cobranças com juros, multa, desconto e abatimento dos seus clientes pessoa física também podem oferecer o QR Code Pix como opção de pagamento e, em caso de inadimplência, será possível realizar o protesto e a negativação.

Na mesma toada, empresas como a Shopee ofereceram descontos aos consumidores que fizessem pagamento via Pix – incentivo semelhante ao dado por varejistas em anos passados, que ofereciam cerca de 5% a 10% de desconto no pagamento por boleto à vista.

Parcelamento por Pix

Além disso, ainda no dia 17, o PagSeguro divulgou sua parceria com a BoletoFlex, como forma de fornecer crédito instantâneo para parcelamento de compras via boleto e Pix.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Portanto, a nova função permite que o consumidor parcele compras sem a necessidade de cartão de crédito, facilitando assim a compra e venda de produtos e serviços.

O aplicativo, que está entre os mais populares na implementação de máquinas de cartão no Brasil, vem apresentando outras inovações. Entre elas estão as funções investimento no Tesouro Direto e novo seguro para celular.

Ao longo de 2022 as plataformas de e-commerce que utilizam o checkout do PagSeguro agora também poderão habilitar a BoletoFlex, para a utilização do Pix como uma de suas formas de pagamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião