OCDE: Países membros registram PIB positivo de 0,4% com leve desaceleração

Os países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) registraram um Produto Interno Bruto (PIB) em crescimento de 0,4% no segundo trimestre ante o anterior. O dado reflete uma pequena desaceleração em comparação ao PIB de 0,5% no trimestre imediatamente anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O resultado do PIB foi divulgado nesta segunda-feira (28) pela própria entidade. Segundo a OCDE, esses números apresentam o crescimento moderado que está sendo visto desde o primeiro trimestre de 2022.

Além disso, a OCDE informou que, entre os membros do G7, o avanço do PIB foi de 0,5% no segundo trimestre ante o primeiro, após alta de 0,4% no primeiro trimestre de 2023.

O comunicado ainda destaca que o PIB na OCDE superou o nível pré-pandemia (quarto trimestre de 2019) em 5,1%, no segundo trimestre deste ano.

No G7, o PIB superou o nível pré-covid em 4,0%, embora o do Reino Unido continue “levemente abaixo” do nível pré-pandemia, segundo a OCDE.

Entrada do Brasil na OCDE?

A organização internacional constituída por 38 países (e outros em negociação), cujo objetivo é alinhar e discutir estratégias econômicas que beneficiem as nações participantes, tem relações muito próximas com o Brasil, ainda que o país não seja um membro (ainda).

Em busca de uma maior integração junto aos países mais desenvolvidos economicamente do grupo, o governo brasileiro vem demonstrando cada vez mais recentemente bastante interesse em ingressar ns organização.

Em 2022, os países membros encaminharam um roteiro convidando o Brasil a adotar alguns termos e condições para a entrada do Brasil na OCDE. Estava previsto para abril deste ano acontecer a avaliação da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado sobre as consequências da eventual adesão. Além disso, seria elaborado um relatório com pontos positivos e negativos da adesão, além de políticas públicas para implementação na defesa nacional e relações exteriores.

O encontro para decidir a entrada na OCDE contudo, acabou sendo adiado e ainda não aconteceu, sem data marcada.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião