Petrobras: primeiras vendas de refinarias devem ser concluídas no início de 2020

O presidente da Petrobras (PETR4), Roberto Castello Branco, disse, nesta terça-feira (29), que a conclusão das primeiras vendas das refinarias da petroleira devem ser anunciadas até março do ano que vem.

O executivo da Petrobras afirmou que o prazo para entrega de propostas pelas quatro unidades que estão na operação foi prorrogado por conta do alto nível de interesse. As unidades estão localizadas em:

  • Pernambuco;
  • Bahia;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul.

“Esperamos ter boas notícias lá por março de 2020”, afirmou Castello Branco. De acordo com o CEO, houve mais de 20 interessados nos ativos.

CEO da Petrobras fala sobre Vazamento de óleo

O presidente da petroleira também falou sobre o vazamento de óleo ocorrido no litoral do Nordeste. Segundo Castello Branco, o vazamento tem sido a maior agressão ambiental já sofrida pelo Brasil em sua história.

Veja também: Saudi Aramco deve começar a ser negociada na bolsa em dezembro

“Na realidade, era impossível combater isso na origem. As empresas de petróleo e a Petrobras estão preparadas para combater vazamentos de petróleo, uma vez identificada a fonte do vazamento”, disse o presidente da Petrobras.

Ainda não há informações confirmadas sobre a origem do vazamento de óleo que atinge as praias nordestinas. Entretanto, pesquisadores já afirmaram que o vazamento ocorreu no oceano, em uma área entre 600 e 700km de distância da divisa entre Alagoas e Sergipe.

Leilões de petróleo

Castello Branco disse que o setor petrolífero vive um ano “extraordinário” no Brasil. “A demanda global por petróleo tende a crescer lentamente, quem sabe estagnar e, no futuro, reduzir. Não podemos esperar e deixar o petróleo no fundo do mar”, destacou.

O presidente da estatal disse também que o leilão de excedente da cessão onerosa é uma vitória do governo. Castello Branco explicou o motivo da Petrobras só ter interesse em dois campos, sendo eles o de Itapu e Búzios. “É uma questão de priorizar os ativos de maior retorno”, afirmou o presidente da petroleira.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião