Petrobras (PETR4) sobe com fala de Bolsonaro sobre preço de combustível

As ações da Petrobras (PETR4) operam em alta nesta sexta-feira (5), com os investidores aliviados após as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre interferências nos preços dos combustíveis. Os papéis da estatal chegaram a subir 4,40% no início do pregão, a R$ 30,09.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Ao lado de integrantes do governo e do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, o mandatário disse que seu compromisso “é cada vez mais tirar o Estado de cima do povo trabalhador. Temos esse compromisso, bem como respeitar contratos e jamais intervir, seja qual forma for, contra outras instituições”.

“Jamais controlaremos preços da Petrobras, ela está inserida no contexto mundial com políticas próprias e nós a respeitamos”, afirmou Bolsonaro. Castello Branco, por sua vez, garantiu que o governo “nunca interferiu” nos preços dos combustíveis ou em qualquer assunto interno da companhia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Recentemente, a opinião pública tem questiondao o aumento nos preços dos combustíveis, o que fez com que fosse marcada a reunião entre o governo e o representante da estatal. O presidente da petroleira, contudo, relembra que “houve período em que a Petrobras reduziu o preço nas refinarias em 40% e nos postos baixou 14%”.

Castello Branco relembra antigas inteferências na Petrobras

Em sua fala no Palácio do Planalto, o presidente da Petrobras citou as interferências em gestões anteriores e as consequências disso. Para ele, o dedo do governo na operação da petroleira contribuiu para piorar a percepção do Brasil sobre taxa de juros, câmbio e inflação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“Fiz explicação [na reunião] sobre combustíveis, o objetivo de todos é resolver o problema do transporte rodoviário de cargas”, disse, se voltando à preocupação com novo movimento por parte dos caminhoneiros contra a guinada do preço do diesel na bomba.

A preocupação com uma possível nova greve foi manifestada pelo ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, e pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Bolsonaro também demonstrou que o levante está sob seu radar.

Em sua fala, Albuquerque afirmou que sua equipe está fazendo acompanhamento do setor para medidas que possam minimizar a volatilidade dos preços dos combustíveis, afirmando que “em breve teremos resultados positivos”.

Bolsonaro comentou que a reunião com a liderança da Petrobras junto aos ministros do governo são medidas para “antecipar problemas e também proporcionar as melhores políticas para o bem-estar do nosso povo, sempre baseado na transparência e na previsibilidade”.

Última cotação

Por volta das 12h50, as ações preferenciais da Petrobras subiam 3,50%, arrefecendo a alta do dia, negociadas a R$ 29,84. Os papéis da empresa são destaque do Ibovespa no pregão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião