Petrobras (PETR4): conselho se reúne nesta quarta-feira para avaliar saída de Prates, diz jornal

O conselho de administração da Petrobras (PETR4) foi convocado para uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (15) para tratar da saída antecipada do presidente da estatal, Jean Paul Prates, do cargo. A apuração é do jornal Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/Banner-Noticias-1000x325-20.jpg

Segundo a publicação, na linguagem corporativa, o encerramento antecipado do mandato se daria de forma “negociada”, ou seja, Prates foi demitido pelo presidente Lula, que comanda a estatal pelo fato dela ser uma empresa de economia mista, com maioria das ações com direito a voto na mão do Estado brasileiro.

Ainda de acordo com o Valor, uma vez aprovado o fim do mandato como CEO, Jean Paul Prates deverá apresentar, na sequência, a renúncia como conselheiro de administração da Petrobras.

A saída de Prates deverá resultar, também, na necessidade de convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em data a ser marcada, para eleger novamente boa parte do colegiado da empresa, informou o jornal.

Quem vai assumir o controle da Petrobras?

De acordo com a jornalista Malu Gaspar, que noticiou primeiro a demissão de Prates, ele se despediu de diretores da empresa e comunicou que Magda Chambriard, ex-diretora da ANP (Agência Nacional do Petróleo), vai substituí-lo no comando da estatal.

Prates foi comunicado sobre sua saída da Petrobras num reunião no final da tarde de terça-feira (14) no Palácio do Planalto com Lula e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (da Casa Civil). O encontro durou meia hora.

A Petrobras divulgou este comunicado ao mercado:

“A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião