Petrobras (PETR4), IRB (IRBR3) e Azul (AZUL4) são destaques do mercado financeiro

Entre os principais destaques do mercado financeiro de hoje (10) está a Petrobras (PETR4), que esclareceu os rumores sobre uma possível troca na diretoria da empresa.

Raio-X: eleições versus estatais; Saiba mais!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Além da Petrobras, outra companhia que está no radar dos investidores é o IRB (IRBR3). A AM Best retirou as revisões negativas sobre os ratings da empresa.

Outro destaque do mercado financeiro é a Azul (AZUL4), que teve uma alta anual de 11,3% no tráfego de passageiros consolidado (RPKs).

Veja os destaques do mercado financeiro de hoje (10).

Petrobras esclarece rumores sobre possível troca na diretoria

A Petrobras esclareceu não haver nenhuma decisão ou procedimento interno na companhia que visa à substituição de membros da diretoria executiva.

A Petrobras também reforçou seu compromisso com a transparência no mercado, conforme as melhores práticas de governança corporativa.

O esclarecimento da estatal ocorre em meio a notícia veiculada no jornal O Globo, com o título “Governo quer trocar diretores da Petrobras”.

Segundo a matéria do jornal O Globo, na tentativa de segurar e até mesmo diminuir os preços dos combustíveis em meio ao período de corrida eleitoral do segundo turno das eleições de outubro, o governo federal teria tentado trocar três diretores da Petrobras.

O movimento teria acontecido em um momento em que os combustíveis vendidos no Brasil se encontram mais baratos que os comercializados no exterior, tendo uma alta na pressão do mercado por um crescimento nos preços.

A defasagem do preço dos combustíveis na comparação com o mercado internacional está em 8% na gasolina, e em 3%, no caso do diesel.

Segundo fontes relacionados ao alto escalão da Petrobras, as pretensões do governo seria trocar os diretores que compõem o comitê que decide as movimentações de alta e de baixa nos preços dos combustíveis, conforme a matéria do O Globo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

AM Best retira revisões negativas em ratings do IRB

O IRB Brasil Resseguros comunicou que a agência de classificação de riscos AM Best Rating Services retirou a revisão com implicações negativas e afirmou o rating de força financeira A-, categorizado como “excelente” e o rating de crédito de emissor de longo prazo “a-” da companhia, que também é considerado “excelente”.

A perspectiva atribuída a esses ratings de crédito é negativa. Segundo o press release da AM Best, depois da conclusão bem-sucedida da oferta de ações de recapitalização que foi anunciada no dia 1º de setembro de 2022, seus ratings foram removidos da revisão com implicações negativas. Desse modo, as perspectivas de rating do IRB acabaram sendo atribuídas como negativas.

Importante salientar que a AM Best se trata de uma agência global de classificação de risco, cujo foco exclusivo está no setor de seguros e resseguros.

Azul tem alta anual de 11,3% no tráfego de passageiros consolidado (RPKs)

Assim como a Petrobras e o IRB, outra empresa que está no radar dos investidores é a Azul. A companhia aérea anunciou os resultados preliminares de tráfego de setembro de 2022.

O tráfego de passageiros consolidado (RPKs) da Azul teve uma alta de 11,3% em relação a setembro de 2021, diante de um aumento de 11,7% da capacidade (ASKs), resultando assim em uma taxa de ocupação de 79,1%, reduzindo 0,3 ponto percentual comparado com o mesmo período em 2021.

Segundo o CEO da Azul, John Rodgerson, “em setembro, continuamos a ver uma forte demanda por nossos voos, o que nos permite manter taxas de ocupação constantes com yields crescentes. Esperamos que estas tendências continuem em nosso período de alta temporada de verão”.

Assim, Petrobras, IRB e Azul são os principais destaques do mercado financeiro do SUNO Notícias, que informa diariamente os acontecimentos mais relevantes desta sessão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião