Bolsonaro avalia demitir até 3 diretores da Petrobras (PETR4), mas Silva e Luna fica

O presidente Jair Bolsonaro (PL) avalia a demissão de 2 a 3 diretores da Petrobras (PETR4), segundo apurou o site Poder 360.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Nos últimos dias, Bolsonaro já havia demonstrado insatisfação com o atual presidente da Petrobras, o General Joaquim Silva e Luna.

O principal motivo para a indisposição tem sido a alta do preço da gasolina, já que a estatal fez um reajuste após mais de 57 dias – o que gerou insatisfação da população e pode custar capital político para Bolsonaro, que concorrerá à reeleição.

Ainda nesta semana, em entrevista à TV Ponta Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte, Bolsonaro disse que todo mundo pode ser substituído se não estiver fazendo seu trabalho da melhor forma.

“Existe a possibilidade, todo mundo pode ser substituído se não estiver fazendo trabalho a contento. (…) Todos podem ser trocados por falha ou omissão”, disse.

Vale frisar que a demissão de diretores executivos deve passar, ainda, pelo Conselho de Administração da companhia.

Atualmente, o corpo executivo da Petrobras é formado por:

  • Joaquim Silva e Luna – presidente
  • Claudio Mastella – diretor-executivo de Comercialização e Logística
  • Fernando Borges – diretor-executivo de Exploração e Produção
  • João Henrique Ritterhaussen– diretor-executivo de Desenvolvimento da Produção
  • Juliano de Carvalho Dantaas – diretor de transformação digital e inovação
  • Rafael Chaves– diretor-executivo de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade
  • Rodrigo Araújo Alves – diretor-executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores
  • Rodrigo Costa Lima e Silva – diretor-executivo de refino e gás natural
  • Salvador Dahan – diretor-executivo de Governança e Conformidade

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além da insatisfação com os valores, Bolsonaro disse, em entrevista, que pediu “não oficialmente” para que a Petrobras atrasasse em um dia o anúncio de reajustes.

“Foi feito contato com a Petrobras porque chegou para nós que eles iriam reajustar na 5ª feira da semana passada. Foi feito um pedido para que deixassem para o dia seguinte, atrasassem um dia. Eles não nos atenderam. Nós não podemos interferir no preço da Petrobras. Se pudesse interferir, as decisões seriam outras”, disse.

Na sua avaliação, o reajuste, que jogou o preço-médio da gasolina para R$ 7,47, foi um “crime contra a população”.

“Por um dia a Petrobras cometeu esse aumento absurdo nos preços dos combustíveis. Isso não é interferir na Petrobras [com] a ação governamental, é apenas bom-senso. Poderia esperar”, defendeu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Em mais críticas, afirmou que a estatal só pensa nos lucros e na própria companhia.

“A Petrobras se transformou em Petrobras Futebol Clube, clubinho que só pensa neles, jamais no Brasil. Até mesmo repasse para o gás de cozinha, impensável, fizeram também”, disse em entrevista gravada na última semana no Palácio do Planalto.

“Para mim, é uma empresa que poderia ser privatizada hoje”, acrescentou Bolsonaro, reassumindo a tentativa de livrar o governo do ônus político do reajuste.

MP e TCU de olho na interferência na Petrobras

O Ministério Público (MP) solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU), na última segunda (14), que seja apurada a possível interferência do governo Federal na política de preços da Petrobras.

O subprocurador do Ministério, Lucas Rocha Furtado, relatou uma série de declarações públicas de Bolsonaro que teriam interferido na cotação das ações da Petrobras.

Segundo a autoridade, o “excesso de interferência” sobre as decisões corporativas, por parte do governo, levaria a possíveis prejuízos materiais à Petrobras, além do detrimento da sua imagem mercadológica e traria dificuldades aos acionistas minoritários.

“Isso pode gerar, por parte desses, questionamentos judiciais em face da União, inclusive com pedidos de indenização”, diz.

A representação entende que a alta do petróleo é causada pela guerra na Ucrânia e afirma que a Petrobras precisa equilibrar seus custos de produção e comercialização com os valores dos produtos que vende no mercado interno.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião