Petrobras (PETR4) terá ‘deterioração inevitável’ se governo mudar os rumos, diz analista

Em seu parecer mais recente sobre as ações da Petrobras (PETR4), os analistas da Genial Investimentos rebaixaram a recomendação para neutra e destacaram que a empresa corre um risco político maior com os acontecimentos desta semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Para a casa, se o novo governo concretizar suas intenções na Petrobras “a deterioração dos fundamentos da empresa seria inevitável”. O preço-alvo firmado foi de R$ 30, ainda acima das cotações atuais.

“Essencialmente, o fluxo de notícias do governo eleito traça uma orientação de negócios que julgamos negativo para tese da Petrobras. Nada que não já esperávamos no que diz respeito a nova orientação dos negócios da empresa, mas que ainda tínhamos dúvida em relação a intensidade da nova orientação”, diz o analista Vitor Sousa, da Genial Investimentos.

Segundo a casa, as alterações recentes na Lei das Estatais significam que a empresa perdeu sua “linha de defesa” aos acionistas minoritários.

Além disso, a Genial destaca, sobre PETR4, que a empresa pode não ter bom desempenho no ciclo atual das commodities.

“Não adianta dar murro de em ponta de faca e insistir em um case que corre o risco de passar a não se apropriar do atual ciclo dos preços do petróleo, principalmente tendo opções que julgamos mais interessantes”, diz a Genial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Mudança de rumos da Petrobras em governo Lula é mal vista

Outro ponto destacado pela casa é a possível alteração do rumo estratégico da Petrobras, dadas as falas de atores políticos recentes vinculados ao governo e cotados à presidência.

Os analistas citam como ponto negativos:

  • Mudança na política de paridade aos preços internacionais
  • Suspensão do processo de desinvestimentos
  • Alteração de política de dividendos
  • Fim do foco no segmento de Exploração & Produção em petróleo

Segundo a Genial, o caminho de desviar o foco da exploração e produção de petróleo, especificamente, “detém um track record catastrófico”.

A recomendação segue neutra em vez de venda porque a Genial enxerga que as ações da Petrobras ainda “aguentam muito desaforo e muitos erros por parte do controlador”.

Além disso, os múltiplos atuais também foram levados em consideração, dado que as ações PETR4 já caíram mais de 40% desde a última semana de outubro.

“Aos atuais níveis de preço, vemos a empresa negociando a apenas 2x EV/EBITDA 23E e com uma geração de caixa e valor de mercado de aproximadamente 38%. Supondo o dividendo mínimo de 25% do lucro esperado para 2023, o rendimento em dividendos seria de 9%”, completa a Genial sobre a Petrobras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião