Lula anuncia Mercadante no BNDES e diz que “privatizações vão acabar”

Nesta terça-feira (13), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que Aloizio Mercadante será o novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A confirmação aconteceu em evento que finaliza os trabalhos da equipe de transição do governo, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“Aloizio Mercadante, vi críticas sobre você e que você vai ser presidente do BNDES. Não é mais boato. O Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula.

“Nós estamos precisando de alguém que pense em desenvolvimento, de alguém que pense em reindustrializar este país, de alguém que pense em inovação tecnológica, de alguém que pense na geração de financiamento ao pequeno, ao grande, ao médio empresário, para que esse país volte a gerar empregos”, declara Lula após anunciar Mercadante como novo presidente do BNDES.

Ao longo da campanha presidencial, Mercadante atuou como coordenador do programa de governo de Lula. No período de transição, ele trabalhou como coordenador dos grupos técnicos da equipe.

Nascido em Santos (SP), Mercadante possui formação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), e mestrado pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Durante os dois mandatos da ex-presidente Dilma Rousseff (entre 2011 e 2016), Aloizio Mercadante esteve à frente de três ministérios: da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Educação e da Casa Civil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Lula afirma que a privatização “vai acabar no país”

Durante o discurso que marcou o anúncio de Mercadante como novo presidente do BNDES, Lula disse que “vai acabar a privatização no país”. Vale lembrar que o petista já havia indicado anteriormente ser contra a privatização de companhias públicas.

“Nós queremos dizer ao mundo inteiro: quem quiser vir para cá, venha. [Aqui] tem trabalho, tem as coisas para vocês fazerem, tem projeto novo para os investimentos. Mas não venham aqui para comprar nossas empresas públicas, porque elas não estão à venda”, declara.

Lula defende a reforma tributária

Lula ainda destacou a necessidade de uma reforma tributária para “corrigir um pouco as injustiças centenárias que tem nesse país”.

O futuro presidente da República se posicionou contra a possibilidade de despesas com educação e saúde serem deduzidas do Imposto de Renda.

No entendimento de Lula, as “pessoas de classe média podem pagar um plano de saúde” e descontam a quantia paga do IR. Já os mais pobres, segundo ele, “que não têm plano de saúde, quando vão ao médico e constatam que têm alguma coisa no coração, no joelho, nos olhos, e precisam de um tal de especialista, às vezes, as pessoas esperam 14 meses, 12 meses, nove meses para ter o especialista”.

Lula ainda considera ser uma “contradição” os pobres do país pagarem o tratamento de quem possui um plano de saúde.

Ativos financeiros pioram após anúncio de Mercadante no BNDES

Após o anúncio de Mercadante como novo presidente do BNDES, os ativos financeiros registraram queda. O Ibovespa recuou para a mínima diária. já o dólar saiu da queda e passa a operar em leve alta.

Na esteira do comunicado relativo a Mercadante, as ações de estatais apresentam queda na bolsa de valores. Por volta das 17h, a Petrobras (PETR4) caía 2,26%, enquanto Banco do Brasil (BBAS3) recuava 4,17%. Outros bancos acompanhavam o movimento, com o Itaú Unibanco (ITUB4) caindo 3,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Tags
Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião