Petrobras (PETR4) aprova venda da participação na Braskem (BRKM5)

O conselho de administração da Petrobras (PETR4) aprovou a venda de até 100% das ações preferenciais que detém da petroquímica Braskem (BRKM5), conforme intenção anunciada na semana passada. A decisão do conselho foi anunciada na manhã de hoje (16).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a Petrobras informou, a venda das ações PN da Braskem será conduzida por meio de oferta pública secundária de ações (prática conhecida como follow-on), em conjunto com a Novonor S.A. (ex-“Odebrecht S.A.”) e a NSP Investimentos S.A., ambas em recuperação judicial.

Segundo a estatal de petróleo brasileira, foi celebrado um contrato com o objetivo de migrar a Braskem para o nível Novo Mercado de negociação na B3 (B3SA3), o mais elevado em governança corporativa.

“Como primeiro passo neste sentido, Petrobras e Novonor, em complemento ao pedido já encaminhado pela Novonor, solicitarão que a Braskem realize os estudos e análises necessários sobre a migração”, destacou no comunicado.

Segundo a Petrobras, após a migração, e consequente negociação e assinatura de um novo Acordo de Acionistas, a empresa então pretende vender os papéis restantes que detém da Braskem, no caso, as ações ordinárias, com direito a voto.

“Esta operação está alinhada à gestão do portfólio e à melhoria de alocação do capital da [Petrobras], visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade”, conclui o comunicado publicado nesta manhã.

Petrobras e Novonor são as maiores acionistas da Braskem

A migração da Braskem para o nível Novo Mercado de governança da bolsa de valores será possível graças à participação da Petrobras e da Novonor como as maiores acionistas com direito a voto na empresa.

A venda das ações dependia, principalmente, de decisão da Novonor sobre a forma de venda do papéis. Entre outros motivos, a transferência da participação poderia servir para quitar dívidas da construtora, que está em recuperação judicial.

No modelo atual, conforme divulgado hoje, a venda de ações evita o fatiamento da Braskem. Tanto a Petrobras quanto a Novonor já iniciaram o processo de seleção de bancos para vender suas ações da petroquímica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Pedro Caramuru

Compartilhe sua opinião