Braskem (BRKM5): Novonor não tem decisão final sobre venda de participação

Esclarecendo rumores do mercado, a Braskem (BRKM5) explicou nesta segunda-feira (20) que os acionistas da Novonor não chegaram a uma decisão final sobre como será o modelo de venda de suas participações acionárias na companhia petroquímica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A Braskem também solicitou explicações para a Novonor, ex-Odebrecht, que por sua vez afirmou que iniciou um processo de venda de sua participação na Braskem “em cumprimento a compromissos assumidos com seus credores, tendo inclusive contratado um assessor financeiro para conduzir os estudos, análises e recomendações para tanto.”

“No contexto de tal processo, a Novonor está avaliando todas as alternativas possíveis para alienação de sua participação na Braskem e cumprimento com o compromisso assumido com seus credores, o que inclui, entre todas as demais alternativas existentes, a alienação de sua participação através do mercado de capitais. No entanto, cumpre ressaltar que não existe, neste momento, decisão a respeito de qual alternativa será perseguida pelo Grupo”, continua o e-mail.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O esclarecimento acontece após o jornal Valor Econômico noticiar que a Novonor apresentaria um novo modelo de venda da Braskem aos seus credores, em uma reunião marcada para essa nessa segunda-feira (20).

A Novonor explicou ainda que “tal reunião (com credores) é parte do processo de comunicação que mantemos regularmente com nossos credores, compromisso que também foi assumido pelo Grupo em sua reestruturação e que vem sendo cumprido rigorosamente.”

De acordo com o jornal, a  antiga Odebrecht poderia fazer uma oferta subsequente de ações (follow-on) para vender suas ações da Braskem, mas tudo dependia da Petrobras (PETR4), que também pretende vender sua participação de 36,1% na petroquímica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Além disso, o Bradesco (BBDC4) Itaú (ITUB4), Santander (SANB11), Banco do Brasil (BBAS3) e o BNDES, bancos credores da Novonor, também precisariam aprovar a operação.

Cotação da Braskem

A ação da Braskem (BRKM5) encerrou o pregão de hoje em forte queda de 11,54%, valendo R$ 58,39.

No acumulado de 2021, contudo, o papel da Braskem acumula uma alta de 147,73%, frente ao fechamento a R$ 23,57 ao final de dezembro do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião