Petrobras (PETR3) elevará em 12% o preço da gasolina em refinarias

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nessa quarta-feira (6) que elevará em aproximadamente 12% o preço médio da gasolina nas refinarias a partir da próxima quinta-feira (7), enquanto manterá o valor do diesel.

A Petrobras já revisou o preço da gasolina nas refinarias 13 vezes só em 2020, e segundo fontes esse último aumento será representado por R$ 0,1097 por litro.

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Em relação ao diesel, seu preço já foi revisado 11 vezes esse ano. No dia 26 de abril desse ano, a estatal havia diminuído o preço médio do litro do óleo diesel nas refinarias em 10%.

Essa é a primeira alta da gasolina nas refinarias desde o mês de fevereiro, visto que o preço dos barris de petróleo estão melhorando no mercado internacional, frente ao abrandamento das regras de isolamento social por alguns países da Ásia e Europa.

Além disso, a variação do preço não será repassada imediatamente aos consumidores finais do produto, já que o repasse depende de margens de distribuição e revenda, assim como de impostos.

Petrobras registrou recorde de exportação de petróleo em abril

Na última segunda-feira (4) a estatal brasileira informou que bateu o recorde de exportação em abril, após exportar 1 milhão de barris de petróleo por dia no mês passado.

O volume exportado em abril foi 145% maior do que o comercializado internacionalmente no mesmo período do ano passado. O crescimento do volume exportado no mês está em linha com a tendência do primeiro trimestre deste ano já que as exportações nos primeiros três meses de 2020 foram 25% maiores do que a do quarto trimestre de 2019.

Saiba mais: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) doam testes de covid-19 ao governo

O recorde anterior da Petrobras era de 771 mil barris de petróleo por dia e foi atingido em dezembro de 2019. A petroleira salientou o atual momento da economia mundial, que está em fase conturbada devido a pandemia de coronavírus (Covid-19). Por conta da forte contração do mercado doméstico, a companhia informou que está direcionando seus esforços para exportação de sua produção, depois de atender a demanda interna.

Estamos atentos aos movimentos internacionais e acessando todos os mercados. Nosso petróleo, de baixo teor de enxofre, mantém sua valorização no mercado internacional em função das especificações do IMO 2020”, disse a diretora executiva de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, no comunicado da empresa.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião