PCE dos EUA sobe 0,1% em dezembro; “Fed está atingindo a meta de reduzir inflação”, diz especialista

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) avançou 0,1% em dezembro de 2022 nos Estados Unidos, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos na manhã desta sexta (27).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Na comparação anual, a alta foi de 5,0%. Já o núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve crescimento de 0,3% em dezembro ante novembro, com alta de 4,4% ante dezembro do ano anterior.

O PCE é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), pois mensura a variação de preços a partir do ponto de vista do consumidor.

Carlos Vaz, CEO e fundador da Conti Capital, disse que o resultado é consistente com a leitura de que o Fed “está atingindo sua meta de reduzir a inflação por meio de taxas de juros mais altas”.

Na minha visão, há cada vez mais evidências de que as mudanças na política monetária estão, de fato, impactando a economia americana hoje, nos dando margem para enxergar — e acreditar – na possibilidade de se conquistar um ‘pouso suave’.

Para Rafael Perez, economista da Suno Research, os últimos dados da economia norte-americana indicam que “o pior já passou”.

“Apesar das quedas nos preços de energia e de bens, os preços de alimentos e serviços continuam sendo os principais vilões, tornando a inflação mais resiliente e impedindo uma queda mais rápida. Isso deve contribuir para uma manutenção dos juros em patamares elevados por mais tempo”, comentou.

Na visão do especialista, quando o mercado tiver indícios de que a autoridade monetária norte-americana encerrará o ciclo de alta de juros, “o ambiente econômico e acionário tende a melhorar, aumentando o apetite por risco dos investidores”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Além do PCE, PIB dos EUA também cresce

Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,9% no quarto trimestre de 2022, em comparação com os três meses anteriores, em números anualizados.

Segundo as informações divulgadas pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos na quinta (26), esse indicador está baseado em dados incompletos e está sujeito a revisões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A próxima leitura do PIB dos Estados Unidos será divulgada em 23 de fevereiro. Na comparação com o terceiro trimestre, a desaceleração refletiu sobretudo a piora nas exportações e no investimento em ativos fixos não residenciais, além de gastos de governos estaduais e locais, além dos gastos dos consumidores.

Em todo o ano de 2022, o PIB real dos EUA avançou 2,1% ante o ano anterior. Em 2021, tinha havido crescimento de 5,9%, na leitura oficial.

No quarto trimestre de 2022, o PCE avançou à taxa anualizada de 3,2%.

Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião