Opep reduz projeção de demanda global por petróleo em 2020

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou novamente, nesta quarta-feira (13), sua projeção para demanda global da commodity em 2020.

A Opep estimou que a demanda global caia em 9,07 milhões de barris por dia (bpd). Para os países que não fazem parte da organização o corte do petróleo será em quase 2 milhões bpd, em comparação com a projeção do mês passado, e agora está previsto uma queda de 3,5 milhões de bpd.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

De acordo com a Opep, a queda significativa na projeção é devido a alta demanda, baixos preços do petróleo, excesso de fornecimento e capacidade limitada de armazenamento.

“Prevê-se que o suprimento de petróleo em 2020 mostre crescimento apenas na Noruega, Brasil, Guiana e Austrália”, citou a instituição.

Para os EUA a previsão de crescimento da oferta da commodity para 2020 foi revisada em 1,3 milhão de bpd, desse modo, declínio de 1,4 milhão em comparação com o mesmo período no ano passado.

Petróleo: Opep prevê queda de 6,8 mi de barris na demanda global

A Opep informou na última quinta-feira (16) através de um relatório mensal, que prevê uma queda na demanda global por petróleo de 6,8 milhões de barris por dia em 2020, por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Em relação a abril, mês com a maior redução, a Organização projeta que a demanda global por petróleo deve reduzir 20 milhões de barris diários e prevê que o crescimento da economia global terá uma redução de 1,5% em 2020.

Além disso, a Opep indicou que as medidas de isolamento social, assim como a redução de viagens, para impedir que o novo vírus se espalhe ainda mais, tem influência em 40% da produção mundial do produto.

“Até agora, essas restrições levaram o consumo de combustível à queda em meio à criação de estoque de produtos, danificando seriamente os mercados de combustível de aviação e levando as margens da gasolina a um território negativo”, informou o relatório da Opep.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião