Opep+ mantém produção de petróleo em 400.000 barris por dia

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) informou em comunicado que, após uma reunião ministerial nesta segunda-feira (04), ficou decidido que o acordo que já está em vigor irá se manter. Ou seja, o aumento gradual da oferta de petróleo deve continuar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Com isso, a Opep+ continuará a elevar sua oferta de petróleo em 400 mil barris por dia (bpd), em novembro. Desde julho, o acordo prevê o aumento da produção de commodity nessa mesma quantidade mês a mês, até pelo menos abril de 2022.

A ideia dos países exportadores de petróleo é repor, gradualmente, 5,8 milhões de barris por dia dos cortes feitos durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus.

O comunicado da Opep também reitera a importância de se respeitar completamente o acordo e de se seguir o mecanismo de compensação até o fim de dezembro de 2021 – um lembrete para os países que excederam suas cotas em meses anteriores.

A produção russa de petróleo e gás, por exemplo, aumentou para 10,72 milhões de barris por dia em setembro, o maior nível desde os 11,34 milhões de barris por dia bombeados em abril de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A próxima reunião ministerial da Opep+ ocorrerá em 4 de novembro deste ano.

Preocupação com o valor do petróleo

O petróleo tipo Brent, negociado em Londres, atingiu seu maior valor na semana passada, desde 2018. O barril está cotado em US$ 80 (equivalente a R$ 430, no câmbio atual), um avanço de 50% até agora. A alta no preço da commodity está apoiada na interrupções do fornecimento nos últimos meses e no pico de demanda enquanto a economia global se recupera da pandemia.

Na última quarta-feira (29/09), o secretário-geral da Opep+, Mohammad Barkindo, disse que o acordo em vigência está ajudando a manter o mercado de petróleo o mais equilibrado possível.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

“Hoje as decisões da Opep de começar a devolver 400.000 bpd ao mercado, a cada mês, continuam a ajudar a equilibrar a necessidade de aumentos para atender à demanda, enquanto se protege contra o potencial de oscilações de oferta”, disse Barkindo.

Entretanto, o governo Biden, nos Estados Unidos, já demonstrou preocupação com a alta dos preços da commodity e o país esperava um aumento maior após essa reunião.

Na expectativa de uma alta mais acentuada da oferta de petróleo bruto, os mercados reagiram fortemente depois da decisão da Opep. As duas referências da commodity – o petróleo WTI, dos Estados Unidos, e o Brent, do Mar do Norte – valorizaram mais de 3% em suas respectivas bolsa de valores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião