Open Banking: Principal objetivo da implementação é elevar eficiência

O principal objetivo do Open Banking é incrementar a eficiência do sistema financeiro, de acordo com o diretor de regulação do Banco Central (BC), Otávio Ribeiro Damaso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

Damaso participou nesta quarta-feira (14) do evento “Open Banking: Oportunidades Ilimitadas”, promovido pela Embaixada da Índia no Brasil e pela Tata Consultancy Services (TCS).

Na ocasião, Damaso afirmou que “esperamos uma racionalização de processos e uma redução da assimetria de informação. Não tenho dúvidas de que o Open Banking poder ter um grande papel na inclusão financeira, importante não apenas para as famílias, como para os empreendedores”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Open banking deve ser implementado totalmente até o fim do ano

Vale lembrar que o Banco Central começou a tirar o open banking do papel no início de fevereiro, quando iniciou a implementação da primeira fase do sistema que deve estar totalmente disponível até o final deste ano.

O sistema oferecerá, segundo nota do BC “condições necessárias para o desenvolvimento pelo mercado de modelos de negócios e serviços que facilitem aos clientes a comparar diferentes produtos e serviços financeiros disponíveis para contratação”.

Inicialmente, os bancos participantes terão que dar informações sobre canais de atendimento e sobre seus produtos e serviços bancários oferecidos às contas, cartões de crédito e operações de crédito. Tudo de forma online e centralizada em uma plataforma.

Uma pessoa interessada em tomar um empréstimo, por exemplo, poderá consultar o que outros bancos estão oferecendo. Futuramente, o cliente poderá avaliar o que outra instituição financeira oferece, permitir que o banco receba seus dados para realizar uma avaliação de crédito e requerer um empréstimo sem ter que migrar sua conta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Na fase I de implementação do open banking, não haverá ainda compartilhamento de dados sobre os clientes. As instituições participantes só poderão trocar informações cadastrais e transações financeiras dos seus usuários a partir da fase II, que começa em julho, e apenas com autorização do cliente.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião